11 de Setembro e o Cerrado Brasileiro

Atualizado: 17 de Fev de 2020

Por LUCINEIDE CRUZ & THAYNA LAURIANO*


Onze de setembro é um dia emblemático. Muitos lembram onde estavam quando viram pela televisão o ataque às Torres Gêmeas nos Estados Unidos. Mas este dia também é o dia de quem está presente em mais de 22% do território do Brasil e marca presença em Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Distrito Federal, Maranhão, Piauí, São Paulo, Amapá, Amazonas e Roraima – O Cerrado.


O Cerrado brasileiro é uma das savanas mais ricas do mundo, só de espécies nativas, já foram catalogadas cerca de doze mil espécies de plantas, sendo que muitas destas possuem indicação para uso medicinal e recuperação de solos. Em seu espaço encontram-se três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata.


Apesar de sua magnitude e importância, a diversidade do cerrado está ameaçada. De acordo com Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, os focos de queimada entre agosto de 2018 e agosto de 2019, aumentou 70%, sendo que entre os anos de 2009 e 2010 o aumento foi de 350%.


Somando as queimadas com a extensa criação de gado (há mais gado do que gente no Brasil), e consequentemente o preparo da terra para pastagens com a plantação de eucalipto para produção de carvão e de monoculturas para exportação, acaba ocorrendo uma perda na biodiversidade, e uma degradação e poluição do solo.


Um dos grandes problemas, de acordo com o Tratado dos Cerrados, disponível no site do Museu do Cerrado, é que os chapadões centrais ocupados por esse bioma, constituem a cumeeira do Brasil e da América do Sul, e distribuem uma grande quantidade da água que alimenta as bacias hidrográficas do continente, o que faz com que tenham um papel fundamental para a manutenção e equilíbrio dos demais biomas, de tal sorte que o seu comprometimento poderá causar profundas alterações para os ecossistemas da Amazônia, do Pantanal, da Mata Atlântica, da Caatinga e da mata de Araucária.


*Thayna Lauriano – Formanda no Curso Tecnólogo de Recursos Humanos


#DiadoCerrado #LucineideCruz #ThaynaLauriano

4 visualizações

Posts recentes

Ver tudo