APERREADO VERSUS LISO

Por PAULO BEZERRA



De primeira, ou seja, antigamente, antes da pandemia, quando se podia viajar, estive no Ceará e de lá que me veio a inspiração para a coluna de hoje...


O cearense costuma viajar quando está estribado, mas se acaba gastando muito fica aperreado e se não cuidar, fica é liso.


Você conhece os termos: estribado, aperreado e liso? Segue uma breve e informal tradução:


Estribado = com dinheiro

Aperreado = apertado

Liso = quebrado


Espero que quem leia as minhas colunas encham as suas caixinhas e vivam estribados, que é quando sua situação financeira está bem de saúde e não há desperdício, mas sim uma consciência e equilíbrio em relação a relação de consumo.


Existe uma grande diferença entre os dois últimos termos: aperreado e liso. Quando se está passando por usa situação de aperto financeiro (aperreado), isso pode significar apenas que você não pode ter nenhuma despesa extraordinária e que no final do mês estará praticamente sem dinheiro. Não é uma situação confortável, pois sua a “caixinha” está vazia.


Viver aperreado é quando você não pode se dar ao luxo de nada, e fica como um turista no final das férias que já não consome na praia e fica até sem sombra, por estender sua toalha longe de barracas e das sombrinhas destas, para não ter gastos.


Já aquele que se encontra liso, nem o dinheiro do ônibus tem para voltar da praia. Ele está zerado, se possui carro, não sabe nem se volta para sua cidade porque a gasolina já não tem mais. Viajar nessas condições não é aconselhável, pois nem sempre trará boas lembranças na bagagem.


É preciso estar atento aos sinais! Quando não há sobras, ou seja, quando não fica um dinheiro na conta no final do mês, a luz amarela acende, pois basta um pequeno descuido e se entra no vermelho.


E é justamente nesta hora que devemos analisar o que fazer antes que seja tarde. Quando pequeno ouvi muito meu pai falando com a minha mãe a seguinte frase: “Lúcia, temos que apertar os cintos”. Lúcia e eu aprendemos muito bem e sempre evitamos a situação de aperreio.


Se você está aperreado o que você deve fazer? A ajuda com crédito não é a melhor opção. É necessário apertar o cinto! Acredite, você sempre encontrará um jeito e será ele que não o deixará ficar liso, onde a criatividade precisará ser muito maior para sair da situação.


Estar aperreado é como estar no meio de uma estrada com duas saídas... A primeira, o deixará liso, já a segunda, embora mais longa e por vezes um pouco mais demorada, o levará ser estribado, lugar onde o riso acontece com facilidade, os boletos são pagos com tranquilidade e a caixinha fica gordinha e feliz.


***

#economia #poupança #gastos #contas #dívidas #pagamentos #economizar #poupar #educaçãoparaoconsumo #consumo #finanças #dinheironacaixinha #covid19 #coronavírus #pandemia #paulobezerra


Conheça o nosso articulista Paulo Bezerra e leia outros artigos de sua autoria: https://www.cartapolis.com/educacao-para-o-consumo