APRENDER É UM CONSTANTE DESAFIO

Por BENTO CRUZ

Coluna Histórias de Um Velho Marinheiro

Entendo que viver é ter a oportunidade de aprender, e o que desconheço é muito maior do que tudo que sei, justamente por isso é que praticamente todos dias dedico horas lendo, descobrindo novos mundos e maneiras de pensar.


O conhecimento me fascina. Leio de tudo o que aparece, mas prefiro aprender sobre histórias, acontecimentos de maneira geral, sejam eles sobre civilizações, guerras, mitologia ou biografias. Sou capaz de ler umas duzentas páginas por dia. Quando alguém me chama e eu não respondo já sabem: ou estou dormindo ou lendo.


Gosto de focar no que estou fazendo e me permito entrar no mundo e no cenário que é apresentado página por página. Penso que as pessoas devam mergulhar em tudo o que fazem, se concentrarem em suas ações e terem suas metas.


Eu sempre crio as minhas, até no jogo de buraco, fico acompanhando os meus pontos e os de quem está jogando comigo e sempre sei o quanto preciso fazer em cada partida, principalmente quando estou perdendo.


Acredito também que o conhecimento compartilhado é mais prazeroso. Quando fiz o curso de sargento eu copiava a aula do professor e fazia um guia de estudo. Eu chamava meus colegas para estudarem comigo e garantia a eles que no meu guia estaria praticamente todas as questões da prova.


De aluno eu me tornava professor dos meus colegas, preparando inclusive o material. Não sei se por coincidência ou não meus três filhos também são entre outras coisas, professores e fico feliz por eles buscarem continuamente conhecimento e compartilharem o que aprendem.


Recentemente meu filho mais velho mandou uma foto da cerimônia de entrada de alunos na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, a EsPCEx. Pela televisão pude acompanhar o rito e ficar feliz por ele, que de aluno tornou-se professor na escola onde estudou.


Desejo a todos uma boa semana de leitura e que a cada dia possam vencer seus desafios e terem a satisfação de atingirem suas metas.


***

Conheça BENTO CRUZ e leia mais histórias do Velho Marinheiro

43 visualizações