AS TANGERINAS CHEGARAM

Por LUCIANE MESQUITA


Alegria, alegria! Agora em maio começam a chegar as tangerinas e seus gomos carregados de suculento sabor. Ah... e que sensação boa e refrescante quando inalamos o aroma dessa fruta... se alguém andou comendo escondido não vai conseguir manter o segredo, pois a casca da tangerina mais parece um borrifador natural que espalha perfume pelo ar e impregna na pele. O poder de fixação é maior do que de muitos perfumes franceses Essa fruta, como a maioria dos cítricos, veio do oriente: Japão, China e nordeste da Índia. Pela Rota da Seda chegou ao porto de Tânger no Marrocos, onde ganhou o nome de Tangerina, e foi se espalhando até chegar às Américas. Seu nome varia de região pra região. Aqui no Brasil, além de tangerina, chamamos a fruta de mexerica, laranja-cravo, mimosa e bergamota. O nome também varia com os diversos tipos: Poncã, Clementina, Montenegrina, Dekopon...

A China é hoje a maior produtora de tangerina no mundo, e produz uma grande variedade da fruta, em torno de 50 tipos. Tem até tangerina pra decoração. O Brasil é o terceiro maior produtor, atrás da Espanha. Por aqui o estado que mais produz é São Paulo e os três maiores devoradores da fruta são o Rio Grande do Sul em 1º lugar, Santa Catarina em 2º e o Distrito Federal em 3º.

Seu sabor agrada muito e a melhor forma de degustar é ao natural, gomo por gomo estourando-os na boca e ouriçando as papilas gustativas. Entretanto há outras maneiras muito saborosas de aproveitar essa fruta, seja em sucos, compotas, licores, geléias, sorvetes ou em saladas. Experimentei uma combinação e ficou deliciosa: sorvete de creme, gomos de tangerina, mirtilos congelados, chantilly e uma calda rala de goiabada por cima! Ulalá!


Essa fruta é mesmo um arraso pois tudo nela faz bem. Seus gomos estão carregados de vitamina C, A, B1, B12, fibras e sais minerais, como o potássio, o cálcio, o fósforo e o manganês.


Com o seu poder antioxidante previne o envelhecimento, diminui inflamações no organismo e aumenta a imunidade contra infecções, gripes e resfriados. Pesquisadores da Tokyo University of Medicine comprovaram que a tangerina atua no bom funcionamento hepático e pode até prevenir o câncer de fígado. Seu alto teor de fibras aumenta a saciedade e ajuda no bom funcionamento intestinal. Uma pesquisa realizada por estudiosos da Universidade do Oeste de Ontário no Canadá, demonstrou que a tangerina contribui para prevenir diabetes. Isso acontece porque o consumo da fruta ajuda a controlar a glicemia do organismo, graças à presença de flavonoides. A casca é parte muito importante da Tangerina, pois dela se extrai o óleo essencial muito aromático, estimulante e antidepressivo. Seu uso proporciona equilíbrio nos estados de ansiedade, melancolia e medo. É também indicado para tratamento de pele, insônia, prisão de ventre e como digestivo.

O chá da casca acalma o estômago, desintoxica o fígado, equilibra as taxas de açúcar no sangue e alivia o estresse. Para prepará-lo utilize a casca desidratada ou as raspas frescas. Para desidratar, basta deixar as cascas secarem ao sol por alguns dias. Associado ao gengibre, o chá da casca de tangerina torna-se um poderoso elixir antigripal. Os adeptos da aromaterapia não têm dúvidas: para afastar a tristeza e fazer a alegria se instalar, tangerina nas narinas! Acenda um incenso ou borrife pelo ambiente umas gotinhas de óleo essencial dissolvidas em água, ou faça como as crianças e saia espremendo ao ar as cascas da tangerina. Delícia!Só não vá fazer traquinagem e jogar nos olhos de alguém! E por falar em crianças, que tal compartilhar com elas esse momento tão aromático, saboroso e divertido que é descascar mexericas e comê-las? É como abrir uma caixa cheia de presentinhos...


Lá em casa sortudo era quem achasse o gominho pequenino. E se quiséssemos compartilhar a sorte com alguém ofertávamos o gominho como sinal de consideração.


E então... vais comprar fruta da estação? Compre tangerinas! É boa pra saúde, a começar pelo coração!


Fotos: Luciane Mesquita


#caseiricesdalu #lucianemesquita #tangerina #frutadaestação #china #brasil #espanha #sãopaulo $riograndedosul #santacatarina #distritofederal #canadá


Conheça a nossa colunista Luciane Mesquita e leia outros artigos de sua autoria:

https://www.cartapolis.com/as-caseirices-da-lu

17 visualizações