AVISO: FRONTEIRA ESTÁ FECHADA DESDE 21 HORAS DE ONTEM

Por ordem do presidente da Venezuela Nicolás Maduro, a fronteira entre o Brasil e a Venezuela está  fechada desde as 21 horas de ontem.

A determinação do fechamento foi de Maduro, em Caracas, cercado de chefes militares, encerrando com o comentário:  “É preferível remediar que lamentar”.

O Palácio do Planalto, através do porta-voz general Rêgo Barros foi cauteloso em seus comentários no começo da noite de ontem, somente horas após o anúncio de Maduro. Mas deixou transparecer que o  governo tem o controle das informações  e da situação,  e se esforça para manter o princípio da não-intervenção nos  assuntos internos de outros países, embora apoie o governo autodeclarado de Juan Guaidó.

“O Governo ão identifica fricção na região” disse Rêgo Barros.

Presume-se que a posição oficial brasileira vai ser aprofundada na segunda-feira, em Bogotá, através do vice-presidente Hamilton Mourão e do chanceler Ernesto Araújo, representantes do presidente Jair Bolsonaro na reunião do Grupo  de Lima que reúne 22 países da América Latina e Caribe contra o regime de Maduro, reconhecendo Guaidó.

Não há qualquer indício até o momento se que o Brasil esteja alinhado com alguma força-tarefa  internacional pára apear Maduro do cargo, liderada pelos Estados Unidos. A tradição diplomática e militar brasileira é de absoluta independência em seus alinhamentos.

Nota o editor: a foto, na ,fronteira é de Meridith Kohut, do The New York Times

1 visualização