CADA CABEÇA... UMA SENTENÇA

Por ROBERTO NAVARRO

Coluna Estrada das Lágrimas

Para quem não leu a última história que contei, falei de um paciente com transtorno mental grave que literalmente vivia numa jaula devido à dificuldade da família em lidar com a doença. Hoje quero falar um pouco da “jaula” que criamos em torno de nós mesmos com nossos pensamentos e sofrimentos.


Apesar de mantermos uma rotina de afazeres, nossa mente nos amarra para não mudarmos situações em que não queremos mais, porém, não conseguimos porque criamos desculpas para nos mantermos numa situação difícil, mas em “zona de conforto”, onde sabemos como será nossa rotina diária, nossas reações, e as reações das pessoas, enfim, algo previsível sem termos que driblar situações complicadas.


Conheci várias pessoas assim com dificuldade ou medo, não sei, de mudar tudo, de iniciar nova vida mais prazerosa, porém o medo de se expor, de criar conflitos com outras pessoas e o medo de não dar certo, segura tomadas de decisões e é mais fácil ficar como está e esperar a vida passar. Se perguntar para essas pessoas porque não muda o que não está legal eles me citarão dezenas de motivos. Pois eu digo, se a vida nos dá o livre arbítrio, poder mudar a qualquer momento, e se errar, poder mudar novamente, por que não tentar?


As justificativas são sempre os outros ao redor, não fazer fulano sofrer, não ser inconsequente, não ser egoísta... etc. Mas será que é egoísmo querer ser mais feliz? Será que fulano não entenderia suas mudanças? Será que fulano não ficaria mais feliz vendo você feliz? Não precisa ser inconsequente… basta usar esses tantos pensamentos que passam pela cabeça e traçar uma maneira de transformar as coisas em sua vida e à sua volta. Vejo tanta pessoa infeliz com justificativas que não me convencem muito. Todo mundo tem condições de mudar sua vida para melhor ou para pior, o caminho é você quem escolhe, e ninguém tem direito de julgar o outro que tomou coragem e mudou.


Acredito que nós ficamos presos a conceitos e tabus e aos que os outros pensam e reproduzimos o que todos esperam, fica mais fácil, claro, não há embates e combates, mas também não há emoções.


Hoje, como falei, não é história de uma pessoa, mas de várias. Muitas pessoas sofrem desse mal que é a prisão psicológica. Depois vem o adoecimento somatizado, a depressão, o pânico e a doença instalada no físico como diabetes, hipertensão arterial e depois suas complicações. As emoções ou a falta de emoções boas desencadeiam nossas probabilidades genéticas de doenças.


Porque não tentar reverter isso antes que chegue ao físico?


Reveja sua vida, pense no que pode mudar sem causar danos a ninguém, porque ficar assim só vai causar dano a você mesmo. Caso não consiga, busque ajuda. Existem profissionais para isso. A vida não é uma opção entre causar danos em mim ou no outro, são altos e baixos, é sofrer, mas também ter prazer. É uma mistura de momentos bons e ruins. Não adianta achar que vai encontrar a felicidade completa todos os dias por que não existe. É através das dificuldades que crescemos e os momentos bons que nos dão força para enfrentar a próxima tempestade.


Frequentemente atendo pessoas querendo medicamentos para dormir, para não ficar triste, para ficar mais calmo... etc, para uma infinidade de “sentimentos”, e eu explico que não há remédio para sentimentos... A única coisa a fazer é aprender lidar com os seus sentimentos e viver, seja no bom momento ou no mal momento.


A VIDA É ISSO!!!!


Quanta gente tomando remédios e na verdade estão fugindo dos enfrentamentos que a vida nos coloca, ou melhor, que nós mesmos nos colocamos através de nossas escolhas. Somos adultos!! Donos do nosso nariz!! Então vamos reagir!! Se não conseguimos sozinhos, como disse anteriormente, temos bons profissionais, terapias que podem nos ajudar. Medicamentos sim, mas somente em casos de real necessidade. Medicamentos em muitos casos servem como uma bandagem numa ferida, ele cobre, eu não vejo, mas quando retiro, a ferida está lá, maior e mais profunda, porque eu não tratei a causa, apenas superficialmente para parecer mais bonita.


A VIDA É DESAFIO!!!! A DOR DE ENFRENTARMOS AS DIFICULDADES É MUITA, MAS A SATISFAÇÃO DE SUPERÁ-LAS É SEMPRE MAIOR.


***

Conheça Roberto Navarro e leia outros textos de sua autoria