CCBB-RJ completa 30 anos

Atualizado: 17 de Fev de 2020

Por LEO LADEIRA

Espaço é um dos museus mais visitados do mundo

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro completou 30 anos de atividades no último 12 de outubro mantendo a posição de referência do setor na cidade. E a instituição só tem motivos para comemorar. Nessas três décadas, o espaço não ficou um dia sequer sem programação e hoje figura da lista dos 100 museus mais visitados do mundo.


O centro cultural contabiliza 55 milhões de visitas desde sua criação e cerca de 2,5 mil projetos realizados nas áreas de artes visuais, cinema, teatro, dança e música. É bastante comum, especialmente nas grandes exposições, ver longas filas na porta do prédio de linhas neoclássicas localizado no nº 66 da Rua Primeiro de Março, antiga Rua Direita.


Além da sua importância para o cenário artístico da cidade, o CCBB foi também um dos responsáveis pela revitalização do centro histórico do Rio, promovendo a ida de cariocas e turistas para a região aos finais de semana.

O CCBB-RJ está instalado em um prédio histórico de 1906, projetado pelo arquiteto Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, onde funcionou a Associação Comercial do Rio de Janeiro. Na década de 1920 passou a pertencer ao Banco do Brasil, que o reformou para abrigar sua sede, funcionando ali até 1960, ano em que o Banco foi transferido para Brasília. O imóvel foi ocupado então pela Agência Centro do Rio de Janeiro e depois pela Agência Primeiro de Março.

Em 1986 surgiu a ideia de transformar o velho edifício em centro cultural. O projeto de adaptação preservou detalhes arquitetônicos, como colunas, ornamentos e o mármore que vai do foyer às escadarias. A rotunda é o local central do prédio e oferece a visão dos andares superiores. Arrebatando o conjunto encontra-se a cúpula de vidro, que permite que o espaço ganhe uma iluminação natural.Outra atração é o elegante elevador decorado com painéis de madeira com colunas gregas, cristais e mármore no piso.


O centro abriu as portas com uma homenagem ao escritor Machado de Assis e com a montagem teatral de Bia Lessa para "Orlando", de Virginia Woolf, com Fernanda Torres e Cláudia Abreu no elenco. Outros momentos marcantes foram as edições do Anima Mundi - um grande sucesso de público, e as rodas de leitura com participação de nomes como Chico Buarque, Luis Fernando Verissimo, entre outros.


Exposições históricas

Em 100 dias úteis de 2014, 980 mil pessoas estiveram no CCBB-RJ para conhecer as 150 peças sobre o mestre surrealista Salvador Dalí. A exposição tornou-se, assim, a mais popular da história do centro cultural. Já a mostra "Aleijadinho - Fé, Engenho e Arte" reuniu cerca de 200 itens originais do Barroco mineiro, atraindo 970 mil visitantes entre outubro de 2006 e fevereiro de 2007.

Outras exposições de grande sucesso foram "Por Ti América", "Picasso", "Obsessão infinita – Yayoi Kusama", "Arte da África", "Antes, a história da pré-história", "Índia" e "O mundo mágico de Escher".





Em 2019, para comemorar os 30 anos da instituição, está sendo apresentada a mostra "Egito Antigo - Do Cotidiano à Eternidade", oferecendo ao espectador uma viagem ao tempo dos faraós, por meio de esculturas, pinturas, objetos, sarcófagos, múmia, além de instalações cenográficas e interativas.

Curiosidades


* Inaugurado em 1989, o CCBB-RJ foi o primeiro centro cultural desta instituição no país. A unidade de Brasília foi inaugurada em 2000. Já o CCBB-SP foi inaugurado em 2001 e o de Belo Horizonte em 2013.

* O prédio possui uma área construída de 19.243m². O CCBB ocupa 15.046m² desse total.


* Segundo levantamento realizado em 2013, o CCBB Rio é o museu mais visitado do Brasil, 2 milhões e 200 mil visitantes por ano.

SERVIÇO

Rua Primeiro de Março, 66 – Centro Horário de funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h.

Fotos: Leo Ladeira Alexandre Siqueira

#ccbbrio #museu #turismocultural #patrimôniohistórico #leoladeira #alexandresiqueira


Conheça o nosso colunista Léo Ladeira e leia outros artigos de sua autoria:

https://www.cartapolis.com/patrimonio-historico-turismo-cultur

16 visualizações

Posts recentes

Ver tudo