CREME DE MILHO COM ORA-PRO-NÓBIS E MOLHO DE JABUTICABA

Por ANDRE R. COSTA OLIVEIRA


Prato que nos remonta às férias de final de ano, em casa de vó, que transformávamos em nosso pequeno Sítio do Pica-Pau-Amarelo, com os seus sabores e odores que carregaremos conosco pela eternidade. - Pedaços de frango pequenos, em cubos; - 1 cebola picada; - Dois dentes de alho amassados; - Sal e pimenta do reino;


Cozinhe tudo em fogo baixo. Acrescente um pacote de creme de leite, uma lata de milho verde (escorrido), meio copo de leite fresco, uma colher de sopa de amido de milho e um tablete de caldo de galinha. Misture devagar até borbulhar.


Sobre o ora-pro-nóbis: “orai por nós”, do latim; trata-se de uma planta cactácea trepadeira bastante rústica, perene, desenvolvendo-se bem em vários tipos de solo e temperatura. Altíssimo teor de proteína e demais nutrientes. Suas folhas devem ser refogadas da mesma maneira como se prepara a couve ou a mostarda, na manteiga e com minúsculos pedaços de bacon.


Agora o molho: geleia de jabuticaba, uma colher de sobremesa de amido de milho, uma colher de sobremesa de manteiga e uma folha de louro.


Aqueça tudo em uma panela rasa e misture até obter a consistência desejada.


Montagem do prato: creme de milho ao centro, uma porção generosa de ora-pro-nobis ao centro, pimenta-do-reino verde moída na hora. Na borda do prato, despeje o molho de jabuticaba delicadamente. A partir daí, deixe que as deliciosas reminiscências de sua infância conduzam o paladar ali sentido, e que ficarão em nosso legado, para todo o sempre. “- Espere – disse Emília. O escrevedor de memórias vai escrevendo, até sentir que o dia da morte vem vindo. Então pára; deixa o finalzinho sem acabar. Morre sossegado. -E as suas memórias vão ser assim? -Não, porque não pretendo morrer. Finjo que morro só. As últimas palavras têm de ser estas: “E então morri…” com reticências.” (Monteiro Lobato, in “Memórias de Emília, 1936)


***

Siga o perfil Gastronomia com Letras no Instagram:

https://www.instagram.com/gastronima_com_letras_2020/

14 visualizações