Descobrindo os tesouros do Velho Chico

Atualizado: 17 de Fev de 2020

Por LEO LADEIRA

Qual a primeira coisa que você pensa quando o assunto é férias no Nordeste? As mais lindas praias do país? Culinária típica? Variedade cultural? Sim, muitos devem pensar em tudo isso, mas turismo na região nordeste não está relacionado apenas ao litoral. Que tal passear de catamarã pelas águas do rio São Francisco contemplando cânions e a vegetação típica do sertão? Confira a dica do Turismo Cultural de hoje! 

Uma boa pedida de viagem de férias é conhecer a simpática cidade de Piranhas, localizada no sertão de Alagoas e banhada pelo ‘Velho Chico’. Do cais da pequena cidade incrustada na serra partem passeios diários a restaurantes situados na orla do rio. Nesses balneários, o turista pode relaxar em espreguiçadeiras e tomar banho no remanso (áreas seguras, delimitadas por boias). O visitante tem a sua disposição também inúmeras atividades, como toboágua, slack-line e stand-up paddle; além de buffet para almoço.  

Outra opção de passeio é conhecer o local onde morreu o famoso cangaceiro Lampião e sua mulher, Maria Bonita: a Grota do Angico. O sítio é acessado por meio de uma trilha que pode ser feita tanto do Restaurante Angicos como do Cangaço Eco Parque. Um guia especializado na história do Cangaço acompanha a visita.



Piranhas está localizada a 291 km de Maceió e a 217,8 km de Aracaju, capital de Sergipe. A cidade possui um rico casario histórico que chama a atenção por suas construções coloridas. À noite costumam acontecer – principalmente aos finais de semana -, shows de danças típicas do sertão na praça principal, onde se encontra a maioria dos restaurantes e barzinhos.

A cidade conta com uma boa estrutura de rede hoteleira e oferece vários tipos de passeio. O mais procurado é o traslado pelo ‘Velho Chico’, especialmente à região dos cânions, mas o turista pode conhecer ainda a capital do bordado, o distrito de Entremontes, acessado por barco ou terra. Lá o visitante poderá ouvir histórias das bordadeiras e adquirir peças únicas. Outra sugestão de passeio próximo é conhecer a Usina Hidrelétrica de Xingó e o Museu de Arqueologia da Chesf.

Piranhas oferece dois mirantes de onde se vê toda a cidade e as águas mansas do Rio São Francisco. São cenários de rara beleza que se tornam uma boa alternativa de passeio na região Nordeste para quem não quer apenas conhecer as praias.





Fotos: Leo Ladeira e Alexandre Siqueira.


5 visualizações

Posts recentes

Ver tudo