DEZ LIÇÕES DE UM SEAL PARA SOBREVIVER À PANDEMIA

Por ANA LUISA MOTA


"Arrume a sua cama". Um best-seller que está na lista do jornal The New York Times desde que foi lançado em 2017. O autor, William H. Mcraven é um almirante americano de quatro estrelas, um SEAL da Marinha dos Estados Unidos, comandante de todas as Forças de Operações Especiais, – inclusive tendo sido o responsável pela missão que capturou Osama Bin Laden, e atualmente, reitor da Universidade do Texas.

O livro surgiu após Mcraven ter sido convidado para proferir o discurso da aula inaugural dos alunos de graduação. Ele pensou em compartilhar suas lições sobre liderança que aprendeu durante os 37 anos de carreira na Marinha norte-americana. O que ele não imaginava é que o discurso fosse parar nas redes sociais, com mais de 10 milhões de visualizações.

Impressionado com o impacto do seu discurso, Mcraven transformou a palestra nesse livro onde resume 10 lições de sobrevivência aprendidas durante seu treinamento nas forças especiais, e que nos servem como uma luva para sobrevivermos a essa pandemia. Afinal, para quem sobreviveu a guerras, terrorismo, tubarões, empanados de areia e circos (você irá entender logo abaixo), pode nos ajudar a sobreviver ao coronavírus, ou pelo menos, a mantermos nossa serenidade e saúde mental., fortalecendo o nosso psicológico.

1 - Comece arrumando a sua cama – Comece o dia com uma tarefa feita. A mais simples de todas. Se alguém não consegue realizar as pequenas coisas, nunca fará direito as grandes coisas. E, se por acaso você tiver um dia infeliz, voltará para casa e encontrará a cama arrumada – que você arrumou –, e ela lhe dará o incentivo de que o amanhã será melhor. Quer mudar o seu dia, comece arrumando a sua cama.

2 - Encontre alguém que o ajude a remar - Todos precisamos de quem nos ajude a enfrentar as dificuldades em tempos difíceis. Ninguém consegue remar sozinho. Encontre alguém para compartilhar sua vida. Faça tantos amigos quanto possível e nunca esqueça que seu sucesso depende de outros.

3 - Tudo o que importa é o tamanho do coração - avalie as pessoas pelo tamanho do coração. Saiba que determinação e coragem são sempre mais importantes que talento em uma pessoa. Se aproxime daqueles mais dispostos a se doar nesse momento.

4 - A vida não é justa, siga em frente - Às vezes, por mais que você se prepare ou por melhor que seja seu desempenho, você vai acabar como um empanado de areia (quando um Seal tinha um desempenho ruim no treinamento, tinha que rolar na areia até se parecer como um empanado). Assim é a vida. Se você quer mudar a sua vida, pare de se sentir um injustiçado. Quanto mais cedo souber que a vida não é justa, melhor será. Não se queixe. Não culpe nada ou ninguém por seus problemas. Levante a cabeça, olhe para o futuro e siga em frente.

5 - O fracasso pode tornar você mais forte - A vida está cheia de Circos. (No treinamento dos Seals, o Circo consistia em castigo para aqueles que falhassem em cumprir as tarefas do dia, com mais duas horas de treinamento). Você vai fracassar. Provavelmente você vai fracassar com frequência. Isso desanima qualquer um. Às vezes, isso vai testá-lo na essência de seu ser. Vamos enfrentar muitos Circos na vida. Pagaremos por nossos fracassos. Mas, se perseverarmos, se deixarmos que esses fracassos nos ensinem e nos fortaleçam, estaremos preparados para enfrentar os momentos mais difíceis da nossa vida.

6 - Você precisa ousar mais - Atire-se ao obstáculo de cabeça. A vida é uma luta, e a possibilidade de fracasso está sempre presente, mas os que vivem com medo do fracasso, do sofrimento ou da vergonha, nunca conquistarão seu pleno potencial. Sem forçar seus limites, sem vez ou outra se lançar sobre um obstáculo de cabeça, sem ousar, você nunca saberá o que seria verdadeiramente possível em sua vida.

7 - Enfrente os tiranos - Há muitos tubarões no mundo. Se você pretende continuar nadando, terá que enfrentá-los. Se você quer mudar sua vida, não fuja dos tubarões. Na vida, para conquistar objetivos, para nadar com tubarões, teremos que ser homens e mulheres de grande coragem. Essa coragem está dentro de todos nós. Cave bem fundo, e você vai encontrá-la em abundância.

8 - Mostre-se à altura da ocasião - Em algum momento, todos nós enfrentaremos uma fase sombria na vida. Se não a morte de um ser amado, alguma coisa que aniquile nossa energia e nos faça duvidar do futuro. Nesse momento sombrio, mergulhe fundo dentro de si mesmo, acredite em você, na sua fé e dê o seu melhor.

9 - Dê esperança às pessoas - Uma pessoa pode mudar o mundo dando esperança aos outros. Se você quer mudar a sua vida, comece a cantar quando estiver enfiado na lama até o pescoço. Se um oficial podia cantar enfiado até o pescoço na lama, nós todos podíamos. Se um oficial podia suportar o frio congelante, nós também podíamos. Se um oficial podia persistir, nós também podíamos. Algum dia, qualquer um de nós se verá enfiado na lama até o pescoço. É o momento de cantar alto, de sorrir francamente, de animar os que nos cercam e lhes dar esperança de que o amanhã será um dia melhor.

10 - Nunca, jamais, desista - Se você quer mudar a sua vida, nunca, jamais, toque o sino. (No treinamento dos Seals, quem tocasse o sino estava pedindo para sair). Nunca desista. Não parece uma afirmação muito profunda, mas a vida constantemente nos coloca em situações em que desistir parece muito mais fácil do que seguir em frente. Quando as probabilidades desfavoráveis se acumulam contra nós, desistir nos parece ser o mais racional. A vida é cheia de fases difíceis. Mas sempre existe alguém em uma situação pior do que a nossa. Se enchermos nossos dias com auto piedade, tristeza pela maneira como fomos tratados, lamentando nossa sorte na vida, culpando alguém ou alguma coisa por nossas circunstâncias, a vida será longa e difícil. Se, por outro lado, nos recusarmos a desistir de nossos sonhos, nos mantivermos firmes e fortes diante das adversidades, então a vida será o que fizermos dela, e podemos fazê-la grandiosa. Nunca, jamais, toque o sino!

Essas são as lições passadas por um SEAL que sofreu na pele os mais difíceis testes de sobrevivência, resiliência, fortaleza e fé em si mesmo. William H. Mcraven narra emocionantes histórias vividas durante o seu treinamento, que nos inspiram e nos animam a enfrentar com mais determinação e coragem esse período de pandemia.


Por isso, para dar uma renovada na sua esperança e fortalecer a sua fé, “Arrume sua cama – Pequenas atitudes que podem mudar a sua vida... e talvez do mundo”, é Leitura Obrigatória e sugestão mais que oportuna dessa coluna.

Adquira hoje mesmo o seu eBook na Amazon, pois nada melhor que ficar em casa com uma ótima leitura. E previna-se bem contra o coronavírus.


***

#leituraobrigatória #analuisamota #seal #williamhmcraven #arrumeasuacama #treinamentoseal #marinhaamericana #amazon #ebook #pandemia

331 visualizações