EQUIPES DE ELEVADO DESEMPENHO

Por LUCINEIDE CRUZ

Pelo fato de pessoas que trabalham juntas ou ocupam um mesmo espaço em um escritório, setor, ou departamento posso considerar que elas trabalham em equipe? O que define uma equipe? Qual a diferença ente grupo e equipe?


Para Chiavenato, grupo é apenas um conjunto de pessoas que trabalham juntas, cada qual por si. Elas não executam um trabalho coletivo e que exija esforço conjugado. Seu desempenho é a somatória das contribuições individuais do participantes.


Já a equipe, por outro lado seria um conjunto integrado de pessoas que se ajudam mutuamente em função de um objetivo em comum, gerando esforço coordenado cujo resultado é maior do que a soma das contribuições individuais.


Desenvolver ações com pessoas e fazer a gestão das pessoas não é uma tarefa tão simples. Não basta abrir um processo seletivo, contratar colaboradores para que todo o serviço seja desenvolvido de forma esplendida e a organização seja reconhecida por sua qualidade e pontualidade.


Conectar esforço, integrar pessoas, estimular a cooperação e o trabalho em equipe são alguns dos desafios que um gestor possui para construir uma equipe de alto desempenho, ou seja, uma equipe que consiga realizar suas atividade com excelência.


Características de Equipes com Elevado Desempenho


1) Compromisso e engajamento - Em relação ao objetivo a ser alcançado e às alternativas adequadas para superá-lo. O objetivo da equipe é o objetivo de todos e deve ser claro para que todos saibam aonde chegar, as expectativas a respeito do trabalho da equipe também devem ser claras para que se produza identidade, isto é, a capacidade de cada um ser comportar como membro da equipe.


2) Intenso relacionamento interpessoal entre os membros - Na busca do consenso em relação às decisões tomadas e ao trabalho a ser feito.


3) Comunicação aberta e intensa - Entre os membros no sentido de incrementar o trabalho em conjunto.


4) Colaboração e ajuda mútua e recíproca - Cada membro é um cliente interno para os demais e que precisa ser bem tratado e atendido.


5) Respeito e confiança entre os membros - Amizade e confiabilidade são indispensáveis para o trabalho em equipe.


6) Competências pessoais necessárias ao objetivo a alcançar - A equipe deve ser um conjunto integrado de diferentes competências individuais que complementam o acervo de competências distintivas que tornam a equipe bem-sucedida. A qualificação dos membros é importante para que a equipe receba todas a contribuições possíveis de que necessita para alcançar seus objetivos.


7) Clima democrático e participativo - As opiniões e divergências são discutidas abertamente em um clima aberto e sincero na busca do consenso.


8) Trabalho conjunto e coletivo - Ao contrário do trabalho individualizado, segregado e isolado, típico dos cargos definidos pelo modelo burocrático. O trabalho conjunto rende mais, produz melhores resultados e dá maior satisfação. A união faz a força.


9) Autoavaliação - A equipe deve fazer autoanálises constantes e contínuas do seu desempenho, não apenas no sentido de corrigir falhas internas, mas sobretudo par encontrar meios alternativos de se desenvolver cada vez mais.


10) Equipe como um meio e não como uma finalidade - A equipe deve ser entendida como uma entidade fluida, flexível, mutável e dinâmica sujeita a mudança para poder acompanhar adequadamente as mudanças no mundo dos negócios. Na medida em que a empresa muda, a equipe também precisa mudar na composição, nas competências e até nos seus objetivos.


Para desenvolver o alto desempenho em uma equipe, uma das principais ações é deixar claro o que deve ser feito, por quem deve ser feito, como deve ser feito e quanto deve ser feito. Isto evita o empurra-empurra de atribuições e favorece compreender e estabelecer um fluxo de ações e atribuições que ajudará inclusive a perceber se e onde é necessário efetuar algum tipo de treinamento.


(Fonte: Chiavenato, 2016.)


#empreendedorismo#tendências#cenários#lucineidecruz#batepapofacil #equipes #empreendedor


Conheça a nossa articulista Lucineide Cruz e leia outros artigos de sua autoria e acesse as suas redes sociais: https://www.cartapolis.com/batepapofacil