GUEDES ESTÁ SOZINHO FALANDO POR TODO O GOVERNO, COM MORO CALADO

O ministro Paulo Guedes está usando da palavra com tudo a que tem direito, com liberdade, autonomia e um raro senso de coerência.

É o ministro que tem dado um norte ao governo, e sozinho fala por todo o conjunto ministerial. A outra estrela do governo, Sergio Moro,. prefere uma postura mais reservada. Liberou o palco para Guedes, o único.

Suas frases têm sido pontiagudas e cortantes. Não escolhem destinatários. São flechas para todos, de acordo com seu grau de compromisso com práticas passadas.

A missão de aprovar a reforma da Previdência é a obsessão. Passada a etapa, será certamente a reforma tributária.

Lembram-se da famosa frase: “Não perguntem o que os Estados Unidos podem fazer por você, mas o que você pode fazer pelos Estados Unidos?” (John Kennedy, discurso de posse em 196O)

Hoje, Guedes se superou numa solenidade pela manhã em Brasilia, quando fez uma conclamação que é uma paráfrase do discurso kennediano:

“Todo mundo vem pedir subsídios, dinheiro para isso, dinheiro para aquilo. Eu falo: o que vocês podem fazer pelo Brasil? Quebraram o Brasil, quebraram o Brasil.”

É o nome da hora.

Nota do Editor: no rodapé do site publicamos hoje um vídeo-síntese do Elucidário Paulo Guedes: o que ele disse na posse de Joaquim Levy no BNDES. Uma verdadeira aula sobre o Brasil-que-se perdeu nas 4 últimas décadas. Assistam. Vale a pema. 

1 visualização