Muito aroma e muito sabor!

Atualizado: Fev 17

Por LUCIANE MESQUITA

Assim é a goiaba, essa fruta tropical que enche qualquer ambiente com seu perfume inconfundível.

De tão saborosa, é muito disputada e rende incríveis delícias culinárias.

Natural do Peru, espalhada pela América Central e por todo o território brasileiro, a goiabeira faz parte da família do cravo, da canela e da jabuticaba e se adapta facilmente em diversos tipos de terrenos e climas. Muitas vezes brota espontaneamente, como foi o caso da goiabeira aqui de casa.

Algum passarinho, fã de goiaba, jogou as sementes no quintal e agora tenho essa fonte riquíssima de vitamina C e A, que supera a laranja e o tomate nesse quesito.

O Brasil produz industrialmente o doce de goiaba, tipo marmelada, que foi uma adaptação dos portugueses quando aqui chegaram e não encontraram o marmelo para fazer o doce original de sua terra natal.

Apesar do mercado consumidor ser muito grande para esse tipo de doce, eu ainda prefiro e aconselho a degustação dos doces feitos com aquela caseirice gostosa...

Geleias, compotas, sorvetes, mousses, goiabadas, bolos, tortas e toda receita que leva essa fruta e é feita artesanalmente, mantém muito mais sabor e nutrientes.

Além de que as antigas e novas combinações fazem a gente babar de desejo, como é o caso do tradicional Romeu e Julieta, que é a goiabada com queijo minas, e das pizzas e pastéis que agora também são servidos com o recheio do doce dessa fruta tão amada pelos brasileiros.

Ah... Hoje não vai faltar...

A sobremesa deste domingo nem preciso dizer qual vai ser...


Foto: Luciane Mesquita