MUSEUS ABREM VISITAS VIRTUAIS

Atualizado: Abr 13

Por LÉO LADEIRA

Na quarentena, público pode realizar um mergulho na história da arte


Com o isolamento social e confinamento impostos como medida de contenção da transmissão do novo coronavírus, centenas de instituições culturais em todo o mundo têm oferecido visitas on-line gratuitas de seus acervos.


Por meio deste recurso, o público pode realizar um verdadeiro mergulho na história da arte visitando virtualmente salas de exposições e galerias de importantes museus e instituições.  


Já imaginou dar um giro de 360° pela Capela Sistina, no Vaticano?  Ou observar com riqueza de detalhes obras de Van Gogh, Rembrandt e até o brasileiro Portinari?


A Carta Polis indica visitas virtuais a 10 museus:

01- Museu do Louvre (Paris | França)


O mais famoso museu do mundo oferece três passeios virtuais, incluindo os remanescentes do fosso da antiga fortaleza que existia onde hoje está o Louvre. Os visitantes virtuais podem também explorar a rica coleção de antiguidades egípcias e conhecer a recém-restaurada Galerie d'Apollon, em cujo teto encontra-se o painel "Apolo mata Python", de Delacroix.

Site:https://www.louvre.fr/en/visites-en-ligne

02- Museu do Vaticano (Estado da Cidade do Vaticano)


O Museu do Vaticano está oferecendo uma visão on-line das famosas pinturas de Michelangelo na Capela Sistina. Os internautas podem fazer um interessante tour de 360 graus da coleção de esculturas clássicas do Vaticano em seus museus Pio Clementino, Chiaramonti e capelas.

Site:http://www.museivaticani.va/content/museivaticani/en/collezioni/musei/tour-virtuali-elenco.1.html

03- Museu Nacional do Hermitage (São Petersburgo | Rússia)


Fundado em 1764 pela imperatriz Catarina, a Grande, o Hermitage possui um acervo de mais de 3 milhões de peças, incluindo pinturas do artista holandês Rembrandt, como "O Retorno do Filho Pródigo". A experiência virtual apresenta 45 galerias, 588 obras-primas e performances ao vivo, filmadas em 4K.

Site:https://www.hermitagemuseum.org/wps/portal/hermitage/panorama/virtual_visit

04- Museu do Prado (Madri | Espanha)


É o mais importante museu da Espanha e um dos mais importantes do mundo. Abriga uma rica coleção de pintura francesa, flamenga, italiana, alemã e, claro, espanhola, com obras de de Francisco Goya, El Greco, Velázquez e outros mestres.  

Site:https://www.museodelprado.es/en/the-collection/art-works

05- Museu Britânico (Londres | Inglaterra)


Inaugurado em 1753, o Museu Britânico foi o primeiro museu nacional público do mundo. Possui cerca de oito milhões de objetos em sua coleção, incluindo máscaras astecas, peças do período helenístico, esculturas egípcias, a Pedra de Roseta e frisos do Partenon de Atenas.

Site:www.britishmuseum.org/collection

06- Metropolitan (Nova York | EUA)


O Metropolitan Museum of Art, conhecido como The Met, é um dos mais visitados museus do mundo. A coleção permanente inclui obras de arte da Antiguidade clássica e do antigo Egito, pinturas e esculturas de mestres europeus e uma ampla coleção de arte moderna americana. Mais de 406.000 imagens de domínio público estão disponíveis no site do Met para visualização e download em alta qualidade

Site:https://artsandculture.google.com/partner/the-metropolitan-museum-of-art

07- Museu d’Orsay (Paris | França)


No lado oposto do rio Sena, encontra-se o Museu d'Orsay, anteriormente uma estação de trem, e que agora abriga obras-primas da pintura (incluindo as dos impressionistas), da escultura, das artes decorativas, da fotografia, bem como do desenho e da arquitetura. Destaque para obras de Renoir, Monet, Van Gogh, Manet e Degas, entre outros.  

Site:https://www.musee-orsay.fr/en/espace-professionnels/professionals/teachers-and-youth-leaders/teaching-resources/online-resources.html

08- Museu Arqueológico de Atenas (Atenas | Grécia)


Fundado no final do século XIX, é, além do maior museu arqueológico da Grécia, um dos museus mais importantes do mundo em sua temática, a Grécia antiga. Suas ricas coleções, num total de mais de 11.000 exposições, oferecem ao visitante um panorama da pré-história à antiguidade tardia.

Site:https://www.namuseum.gr/en/collections/

09- Museu Van Gogh (Amsterdã | Holanda)


A maior coleção de obras do holandês Vincent van Gogh, incluindo obras-primas como 'Os comedores de batatas', 'Os Girassóis', 'O quarto em Arles', 'Amendoeira em flor' e 'O semeador', além de vários autorretratos, naturezas-mortas e paisagens.

Site:https://www.vangoghmuseum.nl/en/explore-the-collection

10- Museu Casa de Portinari - (Brodowski | São Paulo)


Localizado em Brodowski, interior de São Paulo, o Museu funciona na antiga residência do pintor Candido Portinari.  Foi ali que o artista realizou suas experiências artísticas e se aprofundou na técnica. O museu apresenta obras em pintura mural nas paredes e em uma capela nos jardins da residência.  

Site:https://www.museucasadeportinari.org.br/TOUR-VIRTUAL/


#cultura #turismocultural #museusvirtuais


Conheça o nosso articulista Léo Ladeira e leia outros artigos de sua autoria:

https://www.cartapolis.com/patrimonio-historico-turismo-cult