O GESTOR PRECISA TER CREDIBILIDADE E A CONFIANÇA DE SUA EQUIPE

Por LUCINEIDE CRUZ

Quanto melhor for a convivência, melhor será o clima organizacional e mais produtivo, interativo e integrativo se tornará o trabalho e maior será a chance do produto ou serviço final ter e manter qualidade ao longo do tempo.

Um bom relacionamento no ambiente de trabalho ajuda a vencer os desafios. A confiança também é algo primordial para que os relacionamentos sejam duradouros.

Se a equipe, por exemplo, gosta e confia em seu gestor, tende não somente a aceitar suas ordens mas a acolhê-las. Ter confiança na capacidade técnica do gestor também é importante para obter resultados de excelência.

É possível ter boa equipe, gestor ruim e bons resultados, mesmo no médio ou longo prazo, desde de que haja um bom entrosamento entre eles.

Já se a equipe não tiver admiração, confiança e/ou carinho pelo gestor, segurar bons resultados no longo prazo, torna-se uma tarefa cada vez mais complexa, principalmente se o gestor se valer de seu cargo para implementar a cultura do medo do desemprego, perca de função ou de transferências para lugares ruins.

Este tipo de cultura, afasta os melhores colaboradores, pois são os primeiros a buscarem ou aceitarem novas propostas de trabalho e os que ficam, desmotivam-se, pois o medo, pode até gerar produtividade no primeiro momento, mas a estrutura fica comprometida, assim como os resultados.

Infelizmente, principalmente em estruturas grandes, ou com diversas filiais, os maus gestores conseguem se esconder e nem sempre a alta cúpula consegue identificá-los antes que o estrago seja feito.

Saber compor tecnicamente uma equipe também é uma das atribuições de um gestor que queira obter sucesso organizacional. Favorecer uma contratação em função de amizade, por exemplo, pode colocar em risco todo o esforço de um trabalho.

É preciso conhecer e reconhecer os talentos dos colaboradores, assim como criar um clima harmônico que facilite a interação, a integração, a troca de informações e conhecimentos.


#empreendedorismo #tendências#cenários #lucineidecruz #batepapofacil #equipes #empreendedor


Conheça a nossa articulista Lucineide Cruz e leia outros artigos de sua autoria e acesse as suas redes sociais: https://www.cartapolis.com/batepapofacil