O PANTANAL É NOSSO!

Por BENTO CRUZ

Coluna Histórias de um Velho Marinheiro

Ladário é um município localizado no coração na região do Pantanal do sul-mato-grossense, à beira do Rio Paraguai. Ele é rico na pecuária, na pesca e cheio de jacarés, peixes, capivaras, antas, cervos-do-pantanal, garça, arara-azul, cobra sucuri, tuiuiú.


Lugar encantador, recentemente sofrido com as queimadas.


Quando fui transferido para Ladário, fundada em 2 de setembro de 1778 pelo sertanista João Leme do Prado, e transformada em município no Governo de Fernando Correa da Costa, trabalhei na base naval, que por sinal é uma réplica do Arco do Triunfo de Paris e que possui um lindo Hino. Segue um trecho:


Para a grandeza do meu Brasil! Abrindo caminhos de história Cisnes brancos, por estas fronteiras Vem navegar na memória Destas ricas plagas pantaneiras Segue, assim, nossa amada Marinha Honras, glórias acumuladas Singra as águas da honradez De patriotismo espraiadas Hoje, um elo de amizade, Servindo a sociedade, Atingindo o ideal... Cisne Branco ancorado, Pela pátria consagrado 6º Distrito Naval Sou marujo pantaneiro Me orgulho deste perfil Sou fuzileiro e sou marinheiro Para a grandeza do meu Brasil!


Eu tinha residência funcional e na casa onde morei havia um grande quintal. Quando vi aquela enorme quantidade de terra, plantei frutas, verduras e legumes, que rapidamente brotaram. Transformei aquele espaço praticamente em uma horta comunitária.


O engraçado é que quanto mais em compartilhava, mais eu recebia. A geladeira vivia cheia de peixes e carnes frutos das pescarias e caçadas dos meus vizinhos.


A troca reforçava o sentimento de pertencimento, de união, de integração, os quais misturados com as confraternizações que fazíamos, colocaram mágica naqueles dias. Viver em comunidade pode ser algo encantador!


Por vezes, uma simples atitude cria algo maravilhoso.


***

Conheça BENTO CRUZ e leia mais histórias como essa

21 visualizações

Posts recentes

Ver tudo