O QUE OS SETE MARIDOS DE EVELYN HUGO TEM DE ESPECIAL?

Por ANA LUISA MOTA

Coluna Leitura Obrigatória


“Lembro que um dia ele falou em um depósito escuro e apertado, com as minhas costas prensadas contra um caixote de madeira: - Você meio que tem um poder sobre mim. Ele deu um jeito de se convencer que seu desejo por mim era culpa minha, e eu acreditei.”

(fala da personagem Evelyn Hugo)

Afinal li “Os Sete Maridos de Evelyn Hugo”, de Taylor Jenkins Reid. Não conseguia parar de ler!!! Que leitura maravilhosa!!! Que personagem!!! Com certeza merece um filme, e a personagem poderia muito bem ser representada pela atriz latina Salma Hayek ou Sofia Vergara. Sensacional! Demorei muito para ler esse livro, e me arrependi por ter demorado tanto, pois já quero ler de novo. Evelyn Hugo é uma dessas personagens que você não consegue tirar da cabeça depois que a leitura acaba. Você fica até com ressaca literária, precisando de uns dias para exorcizá-la da sua mente.


Ao ler a história de Evelyn Hugo nos vem logo à mente a imagem das atrizes icônicas Elizabeth Taylor, Marilyn Monroe, Rita Hayworth, Greta Garbo, atrizes que inspiraram a autora na criação da personagem. Taylor, por sinal, já trabalhou com produção cinematográfica em Los Angeles, o que contribuiu para a construção dessa história.


Como sou fã dos filmes antigos da Era do Ouro de Hollywood, me apaixonei pela história dessa atriz cubana que queria seguir o sonho da estonteante mãe que era uma corista no circuito off Broadway, e queria sair de Hell´s Kitchen, em Nova York, ir para Hollywood e ser a mulher mais famosa do mundo. Mas a vida não lhe permitiu e Evelyn realiza o sonho da mãe. Às vésperas de completar 80 anos, a lendária estrela do cinema decide, então, revelar a verdade sobre os sete casamentos e os escândalos que movimentaram sua carreira e as revistas de fofoca da época.


Escolheu a jornalista Monique Grant, da Revista Vivant, até então desconhecida do público, mas que não foi escolhida por acaso para escrever a história da atriz, que é a personagem narrativa da história. Outra personagem marcante é Celia St. James, que será peça-chave na vida de Evelyn Hugo. E os sete maridos? Bem, foram incisivos em vários momentos na vida da personagem, mas meros coadjuvantes na trajetória dessa atriz que abdicou de muitas coisas para alcançar a fama e para poder viver uma história de amor com uma mulher (verdadeiro tabu na época). A autora foi astuta em abordar a bissexualidade para atrair o público LGBTQ+ e por levantar a causa em sua obra.


Ao ler essa obra, você pensa o quanto as atrizes famosas de Hollywood não se sacrificaram para conquistar o seu lugar ao sol nesse universo completamente masculino das produtoras cinematográficas de Los Angeles, e o quanto sofreram por não poder viver um amor de verdade. Muitas, com certeza, buscaram o amor verdadeiro e não puderam ser felizes por terem que viver uma vida de mentira, de aparências, uma realidade que deve ocorrer ainda hoje em Hollywood. É a história sem o glamour que as pessoas imaginam das estrelas, a vida real que é muito mais dura e difícil de lidar. Pessoas normais lidando com problemas reais. E esse livro demonstra de forma genial a realidade nua e crua dos bastidores.


Os Sete Maridos de Evelyn Hugo é o quarto livro da autora Taylor Jenkins Reid e foi consagrado pelo Goodreads Choice Awards de 2017 na categoria Melhor Ficção Histórica; com um Indie Next Pick 2017, distinção da comunidade de livrarias independentes Indie Bound; recebeu o prêmio “Best Book of the Month”, dado pelo clube de assinaturas americano Book of the month ao melhor livro enviado no ano; e foi destaque na Must List da revista Entertainment Weekly.


Os Sete Maridos de Evelyn Hugo foi lançado no Brasil pelo Clube de Assinantes TAG Livros, em parceria com a Editora Paralela, de São Paulo, em abril de 2019. Seu lançamento nos Estados Unidos ocorreu em 2017 pela Editora Rabbit Reid Inc.


Para você que gosta de cinema e das produções antigas de Hollywood, não deixe de ler essa obra maravilhosa que fará você viver cada emoção revelada por essa incrível protagonista. Os Sete Maridos de Evelyn Hugo é com certeza uma leitura obrigatória para o seu final de semana.


***

Conheça Ana Luisa Mota