Por LEO LADEIRA

Conheça a casa histórica de onde saiu o Marechal Deodoro para destituir o Império do Brasil
Você sabia que foi desta casa acima que o Marechal Deodoro da Fonseca saiu, ao amanhecer de 15 de novembro de 1889, há 130 anos, para proclamar a República Brasileira acompanhado por uma tropa de militares?
O marechal residia neste sobrado em frente ao Campo de Santana, conhecido à época como Praça da Aclamação. O local serviu de palco para a destituição do imperador D. Pedro II e a instituição de um governo provisório republicano.

Mesmo sendo monarquista e estando doente, Deodoro foi convencido pelos republicanos a liderar o levante político-militar. o marechal saiu de sua residência, atravessou o Campo de Santana e, do outro lado da praça, conclamou os soldados do batalhão ali aquartelado, a se rebelarem contra o governo imperial. Deodoro teria então montado em um cavalo, tirado o chapéu e proclamado "Viva a República!". A manifestação prosseguiu com um desfile de tropas pela Rua Direita (atual Primeiro de Março), até o Paço Imperial. Com a mudança de sistema de governo, Deodoro assumiu o comando do país na qualidade de chefe do Governo Provisório da República (1889-1891).

A Casa Histórica de Deodoro
Deodoro da Fonseca faleceu no Rio de Janeiro, em 23 de agosto de 1892. A casa onde ele residiu funciona hoje como um museu no qual estão expostos mobiliário de época, fotografias, objetos pessoais do Marechal, documentos e jornais antigos.
Tombado desde 1958, o sobrado de dois pavimentos construído no século XIX preserva as paredes de pedra originais e outras características das edificações daquele período. A fachada do imóvel conserva as características originais, apresentando as ombreiras enquadradas em pedras e várias aberturas.
No segundo andar do sobrado, onde existia o quarto do antigo comandante da Guerra do Paraguai, está instalado hoje o Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB), com biblioteca e arquivos sobre estratégias militares.
Foi nesta casa também que a Bandeira Nacional atual foi idealizada, a 9 de novembro de 1889.
Veja abaixo mais fotos da Casa de Deodoro:




Serviço
Museu Casa de Deodoro
Terça a Sexta, das 10h às 16h
Entrada gratuita
Praça da República, 197
Centro - Rio de Janeiro / RJ
Telefone: (21) 2231-0688.
Fotos: Leo Ladeira e Alexandre Siqueira
Conheça o nosso colunista Léo Ladeira e leia outros artigos de sua autoria:
https://www.cartapolis.com/patrimonio-historico-turismo-cultur