QUAIS SÃO AS SUAS CARACTERÍSTICAS ENQUANTO EMPREENDEDOR?

Por LUCINEIDE CRUZ


O empreendedor é um observador e traz consigo um inconformismo. Não é o tipo de pessoa deixa para lá, que pensa: é assim mesmo... Ele pensa no que pode ser feito e principalmente, ele age e de suas frustrações e indignações, por vezes nascem ideias e negócios.


Outra característica de empreendedores é que são pessoas atualizadas, procuram compreender tanto cenários quanto tendências, pesquisam o que as pessoas querem, as demandas não atendidas, os desejos e as necessidades e transformam isto em oportunidade de negócios.


Algumas características ajudam a empreendedores terem sucesso. Uma delas é ter encontrar uma oportunidade de negócios real, ou seja, não basta pensar e acreditar que as pessoas querem determinado produto ou serviço. É preciso pesquisar quantas pessoas de fato comprariam e por quanto elas comprariam.


É preciso ter dados para poder tomar decisões. Aplicar questionário, estudar o mercado e o público-alvo, conhecer os cenários e as tendência do setor, quão melhor prever ou antever o futuro, melhor serão as chances de identificar oportunidades de negócios e de conseguir agir na hora certa, com o produto ou serviço certo.


Adversidades, dificuldades e barreiras para o empreendedor são apenas etapas. Sua vontade de realizar é maior do que o medo de tentar. Eles sabem e conhecem os riscos que envolvem suas decisões e se cercam de forma a evitar que estes se tornem o motivo de não terem sucesso.


Dedicação, persistência, resiliência, são características facilmente encontradas em empreendedores de sucesso. Acreditar em si, se reerguer em meio as dificuldades, criar e inovar frente a mercados tradicionais, ousar pensar, agir e propor negócios de forma diferente também estão na lista, mas sobretudo constam as pesquisa, os estudos e as análises. Delas nascem a visão de oportunidade e a crença de que serão vencedores.


Conheça algumas das características de empreendedores de sucesso:


São visionários - Eles têm a visão de como será o futuro para se negócio e sua vida, e o mais importante: eles têm a habilidade de implementar seus sonhos.


Sabem tomar decisões - Ele não se sentem inseguros, sabem tomar as decisões corretas na hora certa, principalmente nos momentos da adversidade, sendo isso um fator-chave para o seu sucesso. E mais: além de tomar decisões, implementam suas ações rapidamente.


São indivíduos que fazem a diferença - Os empreendedores transformam algo de difícil definição, uma ideia abstrata, em algo concreto, que funciona, transformando o que é possível em realidade (KAO, 1989; KETS DE VRIES, 1997). Sabem agregar valor aos serviços e produtos que colocam no mercado.


Sabem explorar ao máximo as oportunidades - Para a maioria das pessoas, as boas ideias são daqueles que as vêem primeiro, por sorte ou por acaso. Para os visionários (os empreendedores), as boas ideias são geradas daquilo que todos conseguem ver, mas não identificam algo prático para transformá-las em oportunidade, por meio de dados e informações. Para Schumpeter (1949), o empreendedor é aquele que quebra a ordem corrente e inova, criando mercado como uma oportunidade identificada. Para Kirtner (1973), o empreendedor é aquele que cria um equilíbrio, encontrando uma posição clara e positiva em um ambiente de caos e turbulência, ou seja, identifica oportunidades na ordem presente. Porém, ambos são enfáticos em afirmar que o empreendedorismo é um exímio identificador de oportunidades, sendo um indivíduo curioso e atento a informações, pois sabe que suas chances melhoram quando seu conhecimento aumenta.


São determinados e dinâmicos - Eles implementam suas ações como total comprometimento. Atropelam as adversidades, ultrapassando os obstáculos, com uma vontade ímpar de “fazer acontecer”. Mantêm-se sempre dinâmicos e cultivam um certo inconformismo diante da rotina.


São dedicados - Eles se dedicam 24h por dia, 7 dias por semana, ao seu negócio. Comprometem o relacionamento com amigos, com a família, e até mesmo com a própria saúde. São trabalhadores exemplares, encontrando energia para continuar, mesmo quando encontram problemas pela frente. São incansáveis e loucos pelo trabalho.


São otimistas e apaixonados pelo que fazem - Eles adoram o trabalho que realizam. E é esse amor ao que fazem o principal combustível que os mantém cada vez mais animados e autodeterminados, tornando-os melhores vendedores de seus produtos e serviços, pois sabem, como ninguém, como fazê-lo. O otimismo faz com que sempre enxerguem o sucesso, em vez de imaginar o fracasso.


São independentes e constroem o próprio destino - Eles querem estar à frente das mudanças e ser donos do próprio destino. Querem ser independentes, em vez de empregados; querem criar algo novo e determinar os próprios passos, abrir os próprios caminhos, ser o próprio patrão e gerar empregos.


Ficam ricos - Ficar rico não é o principal objetivo dos empreendedores. Eles acreditam que o dinheiro é consequência do sucesso dos negócios.


São líderes e formadores de equipes - Os empreendedores têm um senso de liderança incomum. E são respeitados e adorados por seus funcionários, pois sabem valorizá-los, estimulá-los e recompensá-los, formando um time em torno de si. Sabem que, para obter êxito e sucesso, dependem de uma equipe de profissionais competentes. Sabem ainda recrutar as melhores cabeças para assessorá-los nos campos onde não detêm o melhor conhecimento.


São bem relacionados (networking) - Os empreendedores sabem construir uma rede de contatos que os auxiliam no ambiente externo da empresa, junto a clientes, fornecedores e entidades de classe.


São organizados - Os empreendedores sabem obter e alocar os recursos materiais, humanos, tecnológicos e financeiros, de forma racional, procurando o melhor desempenho para o negócio.


Planejam, planejam, planejam - Os empreendedores de sucesso planejam cada passo de seu negócio, desde o primeiro rascunho do plano de negócios, até a apresentação do plano a investidores, definição das estratégias de marketing do negócio etc., sempre tendo como base a forte visão de negócios que possuem.


Possuem conhecimento - ão sedentos pelo saber e aprendem continuamente, pois sabem que quanto maior o domínio sobre um ramo de negócio, maior é sua chance de êxito. Esse conhecimento pode vir da experiência prática, de informações obtidas em publicações especializadas, em cursos, ou mesmo de conselhos de pessoas que montaram empreendimentos semelhantes.


Assumem riscos calculados - Talvez essa seja a característica mais conhecida dos empreendedores. Mas o verdadeiro empreendedor é aquele que assume riscos calculados sabe gerenciar o risco, avaliando as reais chances de sucesso. Assumir riscos tem relação com desafios. E para o empreendedor, quanto maior o desafio, mais estimulante será a jornada empreendedora.


Criam valor para a sociedade - Os empreendedores utilizam seu capital intelectual para criar valor para a sociedade, com a geração de empregos, dinamizando a economia e inovando, sempre usando sua criatividade em busca de soluções para melhorar a vida das pessoas.


Fonte: Dornelas (2005, p. 33). Transformando ideias em negócios.


#empreendedorismo #tendências #cenários #lucineidecruz #batepapofacil