Qual é o melhor investimento?

Atualizado: Fev 17

Por PAULO BEZERRA


O Dólar chegou a R$ 1,55 em julho de 2011 e R$ 4,10 em setembro de 2015, em pouco mais de quatro anos subiu 164%, contra uma inflação de 28%. Se você não investiu nisto deixou de ganhar 106% de rendimento.


Vi (porque não assisti) nesta semana uma chamada em um canal do YouTube, um consultor anunciar que quem tivesse seguido seu conselho teria ganhado muito dinheiro. O certo então é correr e obedecer a todos os que indicam que você terá bons ganhos? Principalmente se o canal tiver muitos seguidores ou se o currículo da pessoa for bom, ou até mesmo porque ele (a) é rico (a).


Você só ouvirá os conselhos com informações sobre as opções que deram certas e somente dos gurus que acertaram. Aquele consultor que errou a previsão estará calado. Qual guru você deve seguir?


Quem investiu em moeda americana no final de 2015 teria ganhado nestes quatro anos praticamente nada, ante uma inflação de 26%. Quando uma manada corre atrás de um investimento, os poucos “animais” que saíram à frente são os que de fato ganham.


Há alguns anos atrás li um livro bastante popular sobre riqueza, não gostei do livro, até mesmo porque a realidade sobre enriquecimento não se aplicava bem ao nosso mercado brasileiro. Mas, o mais interessante foi entender nas entrelinhas que o autor se gabava de ter ficado rico e um dos motivos foi tantas pessoas comprarem seu livro (o meu livro era emprestado) ou assistirem às suas palestras sobre seu aumento de patrimônio.


Portanto ele explicava para as pessoas como ficar ricas desde que as pessoas lhe pagassem para explicar, é o mesmo que explicar quem apareceu primeiro se foi o ovo ou a galinha.


Existem pessoas sérias e competentes no mercado, mas existem aqueles que querem tirar vantagem. Ouvi uma estória de vidência como se fosse verdade. Nos anos 1970 um vidente tinha o hábito de publicar no final do ano a previsão para o ano seguinte. Este publicava em jornais diferentes todos os anos.


A previsão era “neste ano morrerão dois papas”, até que em 1978 faleceram tanto o Papa Paulo VI quanto o Papa João Paulo I e o Papa João Paulo II foi escolhido em 16 de outubro. O vidente correu e mostrou que ele fizera essa previsão.


Esse vidente fora reconhecido por sua capacidade de ver o futuro, filas se formaram para consultá-lo, e o cachê dele foi bem valorizado, o investimento em poucos anúncios se pagou. Se foi verdade ou não eu não sei, mas é bem plausível.


Parece que milagres em relação a investimentos não existem, mas, se existirem, eu não revelarei e ficarei rico sozinho.


#Dólar #Investimentos #PauloBezerra

2 visualizações