Quarta Revolução Industrial: Você Está Preparado?

Atualizado: Fev 17

Por LUCINEIDE CRUZ

Vivemos nos tempos da Quarta Revolução Industrial, pois os avanços tecnológicos, impulsionados por esta, atingem produtos, serviços e, consequentemente, o mercado de trabalho. A forma como trabalhamos e produzimos provavelmente, em pouco tempo, sofrerá mudanças. Torna-se importante refletir sobre o que está acontecendo no mercado para que seja possível se preparar melhor para as transformações.


Um processo da tomada de decisões passa em primeiro lugar pela compreensão do contexto, do cenário, das demandas, bem como, pela análise das tendências. Este é o escopo necessário para que um gestor possa ter condições de tomar decisões. No que se refere à tendências e cenários, no Brasil, além das alterações da Indústria 4.0, há também os impactos e transformações que a Reforma Trabalhista trouxe para o mercado de trabalho.


Entre as transformações, duas chamam atenção pelo fato de alterar a gestão do trabalho, que são o teletrabalho e o trabalho intermitente. No teletrabalho o gestor, por exemplo, necessitará aprender a liderar sem a presença física do colaborador, e o trabalhador precisará fazer sua autogestão para conseguir entregar no tempo certo e da forma certa suas atribuições.


A gestão do trabalho intermitente também apresenta desafios, pois, por lei, o empregador poderá contratar os serviços por horas, dias ou meses. Pode ser que um colaborador trabalhe na organização, por exemplo, segunda e quarta por duas horas, e com isto, o tempo para o gestor fazer o treinamento, a gestão e o acompanhamento deste, torna-se menor comparado ao modelo de trabalho com jornada de quarenta e quatro horas semanais.


Mas será que tanto as organizações quanto os gestores, os colaboradores e os que querem ingressar no mercado de trabalho estão acompanhando e se preparando para as mudanças que a Revolução 4.0, o teletrabalho e trabalho intermitente trazem para as organizações?


A pesquisa feita pela Delloitte Brasil com 1.600 executivos de 19 países identificou que apenas 1/3 deles se dizem preparados para mudança e que somente 14% acreditam que suas organizações estão prontas para as transformações. O que faz com que o profissional que se mantenha atualizado tenha maiores chances de obter grande sucesso, dado que poucos estarão preparados.


A Quarta Revolução Industrial traz muitos desafios, e também muitas oportunidades. Estarão do lado da empregabilidade e da oportunidade os que encontrarem em suas respectivas áreas formas diferentes e atualizadas de prestarem seus serviços.


#lucineidecruz #quartarevoluçãoindustrial #teletrabalho #trabalhointermitente #mercadodetrabalho #organizações #executivos #profissional


Conheça a nossa colunista Lucineide Cruz e leia outros artigos de sua autoria:

https://www.cartapolis.com/tendencias-cenarios

13 visualizações