QUEM PAGA SUAS CONTAS?

Por PAULO BEZERRA


Recentemente perguntei a uma amiga se ela preferia viajar para onde sempre quis com a condição de não postar nenhuma foto nas redes sociais ou viajar para outro lugar se pudesse incluir as fotos em suas redes.

A resposta foi o destino que poderia compartilhar suas memórias. Na verdade, ela abriria mão de estar onde sempre desejou pelo prazer de postar fotos, ganhar alguns likes e comentários.

Esta pergunta acabou me lembrando do meu irmão, que nos anos oitenta tinha voltado de uma viagem aos Estados Unidos, com um tênis muito colorido. Na escola, todos riram dele, porém, ele disse: “vocês logo terão um igual”. Dito e feito!

O que levaria aos colegas do meu irmão usarem algo que eles achavam feio? E pior, pagar caro para terem um? O preço para impressionar o outro, parece ser caro demais, principalmente quando se abre mão de seu gosto e preferência.

Em 2013 passou uma novela com cenas na Turquia, esse país virou destino de muitos turistas pelos próximos dois anos, hoje ninguém mais nem sabe onde fica esse país.

Quando compramos o que os outros querem (carro, roupa, viagem) temos que trocar assim que a sociedade exigir e torna-se comum gastamos o que não temos para seguir a onda.

Pense em sua relação de consumo... Você compra só porque os outros compram, ou porque os outros gostam? Se sim, ou em partes, sim, por quais razões faz isto?

Assumir seus gostos e se dar a liberdade de consumir o que se deseja, além de ser libertador pode ser uma grande economia, principalmente se atrelado à compreensão de que o consumo deve “caber na caixinha”.

Aquela viagem, o imóvel, o carro novo, etc, são sonhos que você pode e deve realizar, principalmente se conseguir se controlar a coceira das compras por impulso.

É sempre bom lembrar que você é o “senhor da sua caixinha”, então, planeje e gaste apenas conforme os seus desejos e necessidade, sem dar ouvidos ao gosto e preferência alheio.


Afinal, quem paga as suas contas?


#educaçãofinanceira #educaçãoparaoconsumo #finanças #economia #poupança #paulobezerra


Conheça o nosso articulista Paulo Bezerra e leia outros artigos de sua autoria: https://www.cartapolis.com/educacao-para-o-consumo