QUEM TEM MEDO DE FILOSOFIA?

Por ANA LUISA MOTA

Coluna Leitura Obrigatória


Filosofia é chato? Tem gente que acha que sim e passa longe de livros de autores filosóficos. Mas não precisa ser para sempre assim. Basta saber por onde começar. E é nesse texto que quero indicar a você como se aventurar pelo mundo da filosofia sem surtar, fugir ou xingar Aristóteles, Platão, Sócrates, Nietzsche, Confúcio, entre outros.


Quero que você ame filosofia para nunca mais largar, assim como tem sido comigo. Um passo de cada vez. A não ser que você queira ser um professor da área ou um filósofo, se especializar, nesse caso eu te indico a fazer logo um curso mais específico para ter um conhecimento bem mais amplo.


Mas como imagino que não seja esse o seu caso, vamos então com calma adentrar em um novo mundo, onde não há limites para o pensamento, para as ideias, para o questionamento. E o melhor de tudo, se tornará cada vez mais sábio, pois Filosofia é “amor à sabedoria”.


Filosofia é antes de mais nada, questionar. Se fazer perguntas para as quais você não tem as respostas imediatas, e isso, faz com que você abra sua mente para o pensar. Mas questionar o que? Bem, como Friedrich Nietzsche propõe em sua obra Humano Demasiado Humano, é necessário questionar sobre todos os aspectos da vida. Das mais simples até às mais complexas, aquelas que nos fazem querer puxar os cabelos da cabeça.


Vamos agora aos livros sugeridos para a sua introdução à filosofia, que abrirão a sua mente para esse novo mundo, e quando você perceber, se pegará em algumas partes do seu dia refletindo e questionando sobre diversos aspectos da vida:

Humano, Demasiado Humano – Friedrich Nietzsche - O filósofo romântico alemão que se tornou popular com suas frases de impacto como “Viver é sofrer e sobreviver é encontrar um significado no sofrimento”,  “Se olhares demasiado tempo dentro de um abismo, o abismo acabará por olhar dentro de ti”, e a que eu mais gosto: “Não existem fatos, apenas interpretações”, (mas atual do que nunca),  é um excelente autor para iniciar a sua jornada filosófica, pois nos apresenta em sua obra, de uma maneira bem objetiva e coesa, as principais questões da humanidade com uma linguagem de fácil entendimento e, por isso, acessível para todos. Superindico para ser a sua primeira obra nietzschiana e filosófica. Ah, se você é como eu que adora marcar todos os trechos considerados importantes, se prepare para grifar quase todo esse livro.


Filosofia para Corajosos - Luiz Felipe Ponde - com uma linguagem bastante direta, simples e divertida, o professor e filósofo brasileiro apresenta de forma pontual as principais questões da filosofia sobre a humanidade, a vida em geral, e sem indicar sua própria opinião sobre essas mesmas questões, Ponde nos ajuda a pensar sobre elas a cada momento. A leitura desse livro, apesar de ser rápida, é saboreada aos poucos pois cada capítulo fará você pensar, refletir, analisar, e buscar respostas diferentes aos tópicos apresentados. Acredito que a intenção de Luiz Felipe Ponde com esse livro foi exatamente esse: não nos apresentar as respostas prontas e nos fazer buscá-las lá dentro de nossas mentes, de nossa alma, de nosso coração.




Filosofia em 60 Segundos: Expanda a Sua Mente Com Um Minuto Por Dia – Andrew Pessin – Já na introdução o professor de filosofia Andrew Pessin nos sugere que “esse livro é dedicado ao filósofo que há em você”. São 60 capítulos de um minuto, com trechos de sabedoria filosófica para cada dia, dando-lhe algo sobre o qual pensar na pausa para o café, e deixa bem claro que, a filosofia pode leva-lo a alguns lugares fantásticos sem você precisar sai de sua poltrona, e lhe mostrará coisas extraordinárias, mesmo que você não procure muito. Nesse livro, prepare também a canetinha colorida porque você irá grifar cada pensamento diário.






50 Ideias de Filosofia Que Você Precisa Conhecer – Ben Dupré – Logo na introdução, o autor é bem direto ao propor “para decidir o que devemos fazer, em lugar do que podemos fazer, devemos procurar a Filosofia”, e que o objetivo do livro é iluminar e explorar as questões com as quais todos deveríamos nos preocupar. Fazer com que você ouça as engrenagens de seu cérebro girando ao máximo. A proposta de Dupré é derrubar as torres de marfim que isolam os praticantes da filosofia e os aproximar as pessoas “normais”, descaracterizando a filosofia como uma disciplina acadêmica arquetípica e chata.








Filosofia: E Nós Com Isso? – Mario Sergio Cortella - Um dos grandes nomes da filosofia nacional, Cortella já conquistou milhares de pessoas com suas palestras e livros esclarecedores e provocativos. Nesta obra, ele explica porque a Filosofia é tão importante para nossa vivência, e aborda diversos aspectos de nosso dia a dia e a sua ligação com a filosofia, tais como, Liderança, Ética, Religião, Política, Mundo Digital, Ecologia e Esperança. Segundo Cortella: “A principal contribuição da Filosofia é criar obstáculos, de modo a impedir que as pessoas fiquem prisioneiras do óbvio, isto é, que circunscrevam a sua existência dentro de limites estreitos, de horizontes indigentes e de esperanças delirantes. Em outras palavras, a Filosofia estende a nossa consciência e fortalece nossa autonomia.”




Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre Filosofia – O Guia Completo da Filosofia Para Você Abrir a Mente Sem Sofrer! – Paul Kleinman – Se você quiser realmente se aprofundar no mundo da Filosofia, esse é uma excelente obra. O autor nos apresenta os maiores pensadores do mundo e suas ideias inovadoras, como se fosse um manual filosófico, sem os detalhes chatos e a metodologia filosófica desgastante, e nos propõe conhecer a filosofia de uma maneira envolvente que atrairá o leitor para explorar a fascinante história do pensamento humano. Nesse livro você irá, além de desvendar os mistérios do existencialismo, saber também questões como o que fez Voltaire ser conhecido como um carrapato. Você irá se divertir com os boatos filosóficos, com as ilustrações e quebra-cabeças que você não encontra em qualquer outro lugar.


Então, espero que eu tenha trazido aqui algumas opções de livros para que você possa encarar de uma vez por todas a tão malfadada (coitada) filosofia, para tê-la como a sua amiga mais íntima. Afinal, é ela que ajudará você a se livrar daquelas pulgas atrás da orelha, aquelas questões que não deixam você dormir à noite, e mais do que tudo, irá fazer você viajar por um universo extraordinário ilimitado e que mudará você para sempre.


Escolha agora mesmo uma dessas obras sugeridas e boa “viagem”! (Você pode encontrar facilmente todos na Amazon ou pode baixar no seu Kindle).


***

Conheça Ana Luisa Mota

34 visualizações