RESPIRE MESMO DIANTE DO CAOS

Por LUCINEIDE CRUZ

Planejamento + foco + disciplina... A mistura é boa e dá resultados, mas mantê-las em época de quarentena, quando estamos em contínua situação de alerta, neuróticos com limpeza, usando álcool em gel, álcool 70% e água sanitária como nunca antes, não é tão simples.


Fora, é claro... O ajuste familiar sobre o desafio de ter duas ou mais pessoas querendo fazer coisas diferentes ao mesmo tempo, como um querendo assistir televisão, brincar ou ouvir música e o outro querendo estudar e trabalhar.


Se há muito espaço em casa, tudo acontece com uma maior tranquilidade do em uma onde o som da televisão, por exemplo é possível ouvir em todos os cômodos. Nestas horas, a negociação, precisa ser feita, assim como o entendimento de até onde vai a liberdade de cada um, para que a do outro não seja ultrapassada... E viva o fone de ouvido!


Mas de qualquer forma, nas casas, a rotina foi alterada. Os filhos não estão indo para a escola, os pais estão tendo que ajudá-los com os deveres, ao mesmo tempo em que precisam montar um rodízio para utilização do computador, torcer para a internet “não cair” e acompanhar se eles estão de fato acompanhando as aulas, sendo que neste mesmo período, eles estariam deixando-os na escola e indo trabalhar.


No trabalho, quando a organização não está se reinventando (o que implica em aprender novas formas de exercer as funções), está com receio de não ter os mesmos clientes quando as coisas “voltarem ao normal”, se é que não haverá um novo normal, após esta pandemia...


Mudanças, tensões e cobranças sobre resultados são constantes, mas antes de pirar se cobrando para fazer com excelência e se frustrar por não conseguir, lembre-se que tudo foi alterado, que a rotina e programação, que por anos, foi nutrida, não existe neste momento e que você precisa antes de tudo, cuidar de você.


Parece egoísta, ainda mais para quem tem dependentes, mas é justamente cuidando da cabeça, respirando e aceitando os seus limites e o dos outros é que a convivência ficará mais harmônica, soluções poderão ser pensadas e os ajustes realizados.


Criar nova rotina, demora um tempo e embora a cobrança por resultados possa ser contínua é justamente dando um passo para trás, analisando o cenário, refletindo sobre as variáveis que interferem no contexto é que será possível “organizar a casa” e fazer com que o conjunto das palavras: planejamento + foco + disciplina, possa novamente a fazer sentido no seu dia a dia.


#empreendedorismo #tendências#cenários #lucineidecruz #batepapofacil #equipes #empreendedor #caos #pandemia #foco #disciplina #planejamento


Conheça a nossa articulista Lucineide Cruz e leia outros artigos de sua autoria e acesse as suas redes sociais: https://www.cartapolis.com/batepapofacil