SÓ PORQUE TENHO DINHEIRO NÃO TENHO DE GASTAR

Por PAULO BEZERRA

Coluna Educação para o Consumo


Você está à toa em casa, não tem nenhuma compra em mente? Coloque dinheiro na sua carteira e vá para o shopping center, com quanto você volta? Se você falou que sem nada então continue a leitura.

Leve uma criança para Disney e coloque dólares no bolso dele, ele vai gastar tudo na primeira loja onde entrar, sem pensar no dia seguinte e no restante das férias. Faça o mesmo com um adolescente, ele fará os planos antes da viagem e saberá exatamente o que e onde comprar.

A criança gasta tudo e com o tempo ela passa a se questionar sobre a necessidade das compras, mas o complexo é quando essa criança vira adulta, tem sem salário, nenhuma satisfação a dar, e caso gaste todo seu dinheiro, passa a atacar o que não é dela, seja o cartão de crédito ou o cheque especial.

Certa vez peguei um voo internacional de volta para o Brasil, passei antes no Free Shop e enquanto estava lá ouvi uns brasileiros falando: “procure algo de USD 20,00 porque eu ainda tenho isso de dinheiro”. Isso mesmo, o cara queria voltar sem um centavo para o Brasil, se o voo atrasasse ele não teria como comprar um lanche, se algo fosse pago no avião ele não teria como pagar, e se o voo fosse cancelado?

Quanto a mim, minha carteira vai voltar do passeio igual foi, desde que eu não tenha nada em mente para comprar, no máximo comprarei algo para comer, porque afinal estou passeando.

Dinheiro não foi feito para se jogar fora, não é só porque você tem que tem que gastar, as coisas devem ter prioridades e pensar antes de fazer uma aquisição, por menor que seja, é prudente.

Que tal exercitar? Coloque suas notas na carteira e aprenda a não gastar e também a responder aos outros: “dinheiro eu tenho, só não acho que vale a pena”. É seu o suor escorrido para juntar uma grana.

A caixinha serve para guardar para o melhor momento, melhor oportunidade e necessidade. Então não esvazie seu bolso com compras desnecessárias e não se incomode com os “preconceitos” dos outros. Cuide de sua caixinha e ela cuidará de você!

3 visualizações

Posts recentes

Ver tudo