Saia do Aluguel!

Atualizado: Fev 17

Por PAULO BEZERRA


Você já ouviu ou falou isto para alguém?


É comum fazermos pressão para que as pessoas comprem seu imóvel.


Os que pretendem ou são recém-casados costumam ouvir principalmente, de sogros e cunhados que “quem casa quer casa”. Para alguns destes a ideia é que quem não tem casa própria é um fracassado, e estes não querem ver a filha casada com um cara que não tem nem onde cair morto. Da mesma forma, não querem ver seu filho casado com uma mulher que o faz gastar todo seu dinheiro com coisas bobas e não economiza para comprarem um imóvel.


Principalmente estes que sofrem com a cobrança, a solução que contamos com uma história: Mas antes, partamos do princípio que você e seu respectivo (a) serão um casal feliz e unido e nada sairá fora do planejado.


Vocês são recém-casados e não possuem imóvel ainda, a mulher engravida. Vocês compram um apartamento com todas as economias que fizeram e parcelaram o que foi permitido. A nova casa é grande o suficiente para as demais crianças que nasçam, afinal vocês têm uma boa casa, mas essa casa deve ter piscina, ou um local para construí-la posteriormente, juntamente com o campinho no quintal.


Esta casa é afastada do centro da cidade.


Seus filhos trarão os amigos na adolescência e a casa será muito animada.


Enquanto isso, suas contas não batem no final do mês, vocês vivem no vermelho, tiveram os CPF negativados algumas vezes, não viajaram, não colocaram os filhos nas melhores escolas, passaram horas no trânsito e gastaram muito em combustível e assim vai.


É tanto desgaste, tanto transporte de criança, que no final de semana vocês só querem descansar.


Mas finalmente seu imóvel está quitado, moram dois idosos dentro de uma casa enorme que exige tempo de manutenção e limpeza, e os filhos, estes raramente o visitam, e aquela piscina, só dá trabalho.


Para que serviu tanto sacrifício em sua vida para realizar um sonho, que às vezes não era o que vocês queriam nem precisavam, nem permitiu que vocês aproveitassem melhor a vida.


A história termina com os herdeiros tentando vender a casa e brigando pela herança.


Portanto, avaliem se seus sonhos são o que vocês querem. Às vezes não ter feito nada os teria feito mais felizes. Tanto morar de aluguel, quanto ir trocando de imóvel de acordo com a necessidade teria sido mais razoável.


Razoabilidade é um segredo para manter dinheiro na caixinha.


Gastar apenas o que vocês precisam e podem pagar.


#paulobezerra #educaçãofinanceira #economia #finanças


Conheça o nosso colunista Paulo Bezerra e leia outros artigos de sua autoria:

https://www.cartapolis.com/seu-dinheiro-na-caixinha