TELEJORNALISMO: A IMPORTÂNCIA DO DEBATE

Por CÉLIA LADEIRA MOTA

Em que consiste a função de o jornalista ser um mediador de interpretações sobre a realidade especialmente nesta fase de pandemia em que estão mergulhados os cidadãos do mundo inteiro? Ser mediador significa revelar a pluralidade de vozes, a polifonia dos acontecimentos.


Esta observação me ocorre ao verificar como a TV Globo incorre em erro ao noticiar de forma negativa o uso do remédio hidroxicloroquina no combate ao coronavírus. Nesta quinta-feira, 09/04, uma ampla reportagem no Telejornal Hoje elencou depoimentos contra o remédio, reforçando o argumento de que os seus possíveis efeitos colaterais impedem o seu uso no combate ao vírus. Não foi relatado nenhum depoimento a favor do remédio.


Ao contrário da Globo, emissoras como a TV Bandeirantes e a novata CNNBrasil têm realizado debates sobre o uso do remédio, em que especialistas relatam casos de cura.


Fica no ar a pergunta: “se você está infectado e internado numa UTI você tomaria o remédio?”


Lembrando que a Anvisa não proíbe a cloroquina mas pede uma assinatura do doente aceitando seus efeitos colaterais, a resposta para quem quer se livrar de uma morte dolorosa é geralmente sim. Esta é uma decisão que cabe ao paciente e cabe também aos telespectadores que assistem a estes debates.


A questão que fica é: por que a TV Globo descumpre a função jornalística e esconde uma parte da realidade no combate ao vírus? Ela está politizando o debate? Com que intenção?


Neste momento de crise mundial, debates são bem-vindos e os relatos de doentes que aceitam tratamentos variados ajudam a população a formar opinião.


Lamento profundamente que a TV Globo manipule a informação e tome posição sem ter qualquer respaldo científico. É um desserviço que presta a todos os brasileiros.

#celialadeira #telejornalismo #tvglobo #tvbandeirantes #cnnbrasil #hidroxicloroquina #pandemia #covid19 #coronavírus

Conheça a nossa articulista Célia Ladeira e leia outros artigos de sua autoria:

https://www.cartapolis.com/analise-da-noticia