Uruguai se Firma Como Destino de Brasileiros em 2020

Atualizado: Mar 2

Por LEO LADEIRA

País é considerado tendência global do turismo no ano


Em novembro de 2019, a Lonely Planet, a maior editora de guias de viagem do mundo, incluiu o Uruguai no seleto grupo dos 10 melhores destinos a serem visitados no ano de 2020. O país é o único da América do Sul no 'Top 10 Countries' da publicação, que indica também Inglaterra, Macedônia do Norte, Aruba, Holanda, Marrocos, Costa Rica, o Reino de Swatini (antiga Suazilândia), Libéria e Butão, o grande vencedor do ano.

Na lista da Best in Travel, o Uruguai é definido como um “oásis de estabilidade e tranquilidade”, além de inovador em termos de leis e respeito ao meio ambiente e turismo sustentável. Segundo a editora, "o que os visitantes lembram mais são as pessoas descontraídas, acolhedoras e a beleza da paisagem do país".

Bem antes da Lonely Planet, o Brasil já descobriu os encantos deste pequeno país localizado no sudeste da América do Sul. Operadoras de turismo e agências de viagens apontam que a procura pelo Uruguai vem aumentando a cada ano.

Foi o que se percebeu na virada do ano e nas primeiras semanas de 2020. Caminhando pelas ramblas (calçadões) de Montevidéu ou Punta (como os locais chamam Punta del Este), ou nos restaurantes e pontos turísticos de Colônia, o que mais se ouvia era o Português.

Mais Brasileiros, Menos Argentinos


A segurança, as carnes, o doce de leite, as praias tranquilas e a simpatia e hospitalidade do povo foram algumas das principais razões apontadas pelos turistas brasileiros para escolher o Uruguai como destino de férias. Segundo os dados da Câmara do Turismo daquele país, a estação de 2020 tem sido caracterizada pela presença de menos argentinos e mais turistas do Brasil, em comparação aos anos anteriores. A baixa frequência dos argentinos se deve por causa dos problemas econômicos pelos quais o país passa. Apesar do custo de vida no Uruguai não ser considerado barato, os primeiros 10 dias de janeiro de 2020, segundo dados de migração, registraram um aumento de 7,7% dos turistas brasileiros em relação ao mesmo período de 2019.

Investimentos no Setor

O êxito do verão uruguaio não ocorreu por acaso. Foi feito um maciço investimento do Governo para atrair mais turistas ao país. No ano passado, a ministra do Turismo, Liliam Kechichian - que deixou o cargo em 31 de janeiro -, viajou a Buenos Aires para participar da Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT) e apresentar medidas para aumentar o turismo durante o verão e seduzir visitantes argentinos. Considerando que o mercado brasileiro é um potencial cliente em crescimento, o governo uruguaio tem realizado investimentos também no Brasil, focando principalmente nos estados do Sul do país. Os gaúchos estão, naturalmente, entre os brasileiros que mais visitam o Uruguai, não só pelas proximidade física, mas por compartilham vários aspectos culturais, como o consumo do chimarrão, vinhos, a gastronomia, entre outros. No total de turistas brasileiros, o Rio Grande do Sul contribui com 50% dos visitantes, São Paulo com 30% e os 20% restantes são provenientes de regiões como o Rio de Janeiro, Distrito Federal e Nordeste.


Atrações

Montevidéu

Se você busca uma capital calma e sossegada, seu lugar é em Montevidéu. São cerca de 1,4 milhão de habitantes, pouco trânsito, sensação de segurança e qualidade de vida. A cidade é descontraída e tem um ritmo tranquilo, com 24 quilômetros de ramblas à beira-mar, quer dizer, à beira-rio, no caso o Rio da Prata. O Centro e a chamada Ciudad Vieja (Cidade Velha) reúnem atrações históricas como museus, o Teatro Solís, igrejas e edifícios de arquitetura marcante, além de cafés e restaurantes. Já nos bairros da orla, como Punta Carretas e Pocitos, há muitas opções de entretenimento, cultura, compras, gastronomia e belos recantos (praças arborizadas, parques e ruas de prédios baixos), além do deslumbrante pôr do sol visto em algum trecho das já citadas ramblas.


Punta del Este


Apelidada de "Mônaco da América do Sul" por suas casas luxuosas e estilo de vida, Punta del Este é um dos destinos preferidos dos brasileiros no Uruguai. A cerca de duas horas de Montevidéu, Punta oferece opções que vão desde conhecer o antigo Cassino Conrad e museus como o Ralli e Paseo de Neruda; a circular pela badalada Avenida Juan Gorlero, tomada por lojas, restaurantes, cafeterias e sorveterias. O visitante pode optar também por pedalar nas ramblas, visitar o agradável porto e curtir a agitada vida noturna do balneário. Mas a grande atração da cidade são mesmo as diversas praias, como as de dentro da Península: Mansa (de água doce, banhada pelo Rio da Prata), Brava (de água salgada, banhada pelo Oceano Atlântico); ou as de fora da Península, como La Barra, Montoya ou Playa Bikini, entre outras. Uma selfie no famoso Monumento ao Afogado, também conhecido como La Mano ou Los Dedos, é programa obrigatório!


Colônia do Sacramento


Diametralmente oposta à agitação de Punta del Leste, a charmosa Colônia do Sacramento, a pouco mais de duas horas da capital uruguaia, acaba de completar 340 anos de fundação. A cidade à beira do Rio da Prata é o lugar ideal para relaxar, comer bem, visitar atrações históricas como o Farol de 118 degraus, e, principalmente, caminhar sem pressa pelas belas 'calles' de pedra, apreciando o casario colonial. No fim do dia somos contemplados pelo espetacular pôr do sol, um dos mais belos do país. Há vários locais para se observar esse momento mágico. Já na parte nova da cidade - sim, Colônia tem até Shopping! - a dica é caminhar pela rambla ao cair da tarde, hora em que os moradores se sentam em cadeiras de praia para degustar seu mate. A cidade fica a uma hora de barco de Buenos Aires.


Outras Atrações


Para quem deseja conhecer outras cidades e regiões do Uruguai, as dicas são: Punta Ballena (onde está a famosa Casapueblo, antiga casa de verão do artista plástico e arquiteto uruguaio Carlos Páez Vilaró); Salto, Carmelo, Cabo Polonio (paraíso dos leões-marinhos e lobos-marinhos antárticos no Uruguai), Punta del Diablo, José Ignácio (um refúgio para quem procura tranquilidade longe dos prédios altos de Punta), Parque Nacional de Santa Teresa, Piriápolis, La Pedrera, Lavalleja e La Paloma, entre outras atrações.


Outro roteiro interessante é conhecer as famosas vinícolas uruguaias, entre as clássicas e as 'boutique'. São quase 100 em todo o país, sendo que muitas estão localizadas em Canelones, nos arredores de Montevidéu. Mas há opções também nos arredores de Punta del Este, Colônia e em Rivera. A dica é percorrer os belos vinhedos e conhecer as adegas com direito a degustação de vinhos. A vendimia (vindima), época da colheita da uva e começo da produção dos vinhos, ocorre em fevereiro e março e a ocasião gera muitas festas e eventos.


Gastronomia

Outro atrativo turístico do Uruguai é sua rica gastronomia, baseada principalmente em carnes, queijos e vinhos. A parrillada, uma seleção de cortes de carnes e miúdos assados sobre uma grelha (a parrilla), faz muito sucesso entre os brasileiros, assim como os famosos chivitos, um enorme sanduíche, geralmente com filé de carne, alface, tomate, maionese, mussarela, presunto e ovo. Também são muito procurados as milanesas (servidas em quase todos os restaurantes), o choripan (sanduíche de pão e linguiça), Asado de Tira (costela) e o Pancho (o cachorro-quente uruguaio).


Entre as bebidas os clássicos são o vinho Tannat (um verdadeiro patrimônio do país), o mate e o Medio y Medio, mistura de vinho branco seco e espumante, uma tradição uruguaia.

Entre os doces, os mais populares entre turistas são o Chajá (um bolo com merengue, chantily e pêssegos em conserva) e o imbatível dulce de leche (doce de leite).


Quando estiver no Uruguai é melhor esquecer a dieta e desfrutar toda a rica cultura do país!


Fotos: Alexandre Siqueira

Leo Ladeira

Ricardo Figueredo


Fontes de Consulta:

https://turismo.gub.uy http://www.turismo-sa.com https://worldshoppingtourism.com https://negocios.elpais.com.uy https://www.departures.com/travel http://www.colonia.gub.uy https://edition.cnn.com/travel https://www.mercadoeeventos.com.br


#uruguai #montevidéu #colôniadosacramento #puntadeleste #turismo #cultura #turismocultural #patrimôniohistórico #leoladeira


Conheça o nosso colunista Léo Ladeira e leia outros artigos de sua autoria:

https://www.cartapolis.com/patrimonio-historico-turismo-cultur