VAMOS FAZER ARTE EM FAMÍLIA?

Por RENATA VILAS-BÔAS



No ano de 2018 viajei para Itália, e em Roma fui conhecer os museus e obras de arte. Assim, acabei visitando a Galleria Nazionale d´arte Moderna e tirei muitas fotos das esculturas e demais objetos que estavam expostos.


Chegando em Brasília fui conversar com a minha filha sobre o que tinha visto e acabei comentando que no referido museu estava exposto uma obra de arte - assim intitulada - que era um bloco de granito que na parte de cima tinha um pé de alface e no chão tinha um punhado de areia.


E fui criticar a tal da obra de arte, porque aquilo ali, pra mim, não é arte. Eu gosto das linhas clássicas das estátuas romanas em que a busca pela perfeição no traçado pode ser contemplada... Ora, uma alface ?!?! Como isso podia ser arte ?!?!


Ao que ela serena me respondeu: arte é tudo o que lhe toca. Assim, você deve ter visto x estátuas romanas perfeitas, mas não seria capaz de descrever todas elas, ao passo que o pé de alface no meio do museu lhe incomodou, deixou uma mensagem diferente, você passou a lembrar e a comentar.


Isso é arte!


Aquilo que lhe toca, mesmo que seja para incomodar, para fazer você refletir e pensar. E o pé de alface fez isso comigo ... (veja, continuo pensando nele depois de dois anos...).


Nesse momento de Covid-19, é preciso mais do que nunca, comemorar o dia 15 de abril - Dia Mundial da Arte, com as ferramentas que temos, pois é a arte que tem nos mantido vivos e saudáveis.


E as lives dos cantores estão aí para comprovar isso. Cada live milhões de pessoas comparecem para participar. Ou ainda a nova modalidade que surgiu que são os artistas das sacadas...


Assistam as lives em família, aproveitem para curtir essas apresentações juntos. Entenda do que o seu filho ou a sua filha gosta. Não precisa gostar, basta participar.


Assim, aprendi que qualquer coisa pode virar arte, desde que essa coisa consiga transmitir algo, fazer você pensar em algo.


Faça arte em família... sua família agradece ...


#família #direitodefamília #arteemfamília #renatavilasboas #vidaemfamília #arte


Conheça a nossa articulista Renata Malta Vilas-Bôas e acesse as suas redes sociais na sua Coluna Semanal Vida em Família: Questão de Direito: https://www.cartapolis.com/vidaemfamilia

84 visualizações