VOCÊ É EMPREENDEDOR?

Atualizado: Abr 7

Por LUCINEIDE CRUZ

Ser empreendedor é se dar a liberdade de pensar e agir diferente. É por vezes romper com hábitos, costumes e inserir novos conceitos e ideias. Empreendedorismo está relacionado a criatividade e inovação.

De acordo com Sosnowski empreendedores são aqueles que questionam o status quo, ousam e mudam a realidade a seu redor. Constroem uma visão de futuro e engajam pessoas para perseguir sonhos que parecem impossíveis.

Eles também cultivam relações pessoais promissoras e mobilizam recursos financeiros, humanos e materiais para realizar seus objetivos. São proativos, determinados e perseverantes e estão dispostos a correr riscos encarando o erro e o fracasso como parte do processo e fonte de aprendizado.

Empreendedor não é somente o que abre um novo negócio, mas sim um perfil, um estilo, uma forma de ser. Um colaborador pode ter o perfil de empreendedor e se dedicar tal qual faria se fosse o proprietário da organização.

Quando isto ocorre ele é chamado de intraempreendedor, pois trabalha para “dentro” de uma organização ou seja, para uma organização que ele não fundou, mas mesmo assim utiliza toda sua criatividade, poder de realização, rede de relacionamentos e liderança em prol do sucesso organizacional.

A criatividade anda de mãos dadas com a inovação e com o empreendedorismo e consequentemente com o intraempreendedorismo. Inovar é pensar e agir de maneira diferente. Um exemplo de ação diferente, é um restaurante self service deixar em cima das mesas um informativo da programação semanal do cardápio, convidando os clientes para apreciarem os pratos.

Há inúmeros restaurantes self service, mas em quantos você já viu este informativo? Com base na divulgação da programação, o cliente pode até aproveitar e convidar um amigo que aprecie o que irão servir, para almoçarem ou jantarem juntos. O que faz com que o restaurante fidelize o cliente atual e ainda consiga atrair outro.

Um dos fatores importantes para quem quer desenvolver a visão empreendedora é a observação. Por vezes, uma oportunidade de negócio está em uma reclamação ou em um atendimento mal realizado.

Curiosidade...

O site Reclame Aqui começou de uma insatisfação do seu fundador, Maurício Vargas, com uma companhia aérea. Na época ele não encontrou um canal para expor sua indignação e querendo alertar outros consumidores, ele criou o site. Atualmente mais de seiscentas mil pessoas acessam diariamente o site Reclame Aqui para pesquisar o histórico da organização com a qual pretende fazer negócios ou parcerias.

Outra pessoa que transformou sua insatisfação em ação foi Izaías Pereira da Silva, conhecido como Batata, que por trabalhar como garçom no período do carnaval, não podia aproveitá-lo. Inconformado com o fato, ele criou o próprio bloco. Pessoas que também trabalhavam no carnaval se juntaram a ele. Assim foi formado o Bloco do Bacalhau do Batata, que sai há mais de cinquenta anos, na quarta-feira de cinzas em Olinda.

O bloco cinquentenário encontrou demanda, ou seja, outras pessoa que também fazem da quarta-feira de cinzas o seu carnaval e mesmo após o falecimento do fundador, ano após ano, o bloco continua desfilando nas ruas de Olinda.