Yuval Harari - o Brasil tem chance?

Atualizado: Fev 17

Por LUCIANE MESQUITA

No último dia 11 de novembro, o programa Roda Viva entrevistou o escritor Yuval Noah Harari, que atingiu a marca de 20 milhões de cópias vendidas pelo mundo com o seu tema sobre como o homem evoluiu de uma espécie coadjuvante, como as outras, para a dominadora absoluta do planeta. Seus livros nos falam de passado presente e futuro e de como o homem alcançou incríveis avanços científicos, desenvolveu o gosto e o talento para a arte, como desenvolvemos o mercado, as noções de direitos humanos, como passamos a acreditar no intangível e divino. PHD em História pela Universidade de Oxford, Yuval Harari levanta agora questões intrigantes e pouco animadoras do que está por vir no futuro da humanidade.


No programa, os entrevistadores tentam trazer a análise e as expectativas do escritor para as questões do Brasil. E aí temos, em respostas claras, objetivas e cativantes, uma mostra do panorama atual. O Brasil se insere automaticamente na teia que está sendo costurada no presente e que vai moldar as próximas décadas.


O que estamos vivendo e como estaremos vivendo nos próximos anos?


O que realmente é importante fazer na política, diante das mudanças sociais e econômicas profundas que estão acontecendo devido às novas descobertas científicas e tecnológicas?

Harari enfatiza que nós, cidadãos, e os políticos, principalmente, precisamos abrir os olhos para esse novo panorama, de inteligência artificial e tecnologia da informação. Ele nos apresenta o panorama atual e diz como deveremos encarar os próximos anos, qual a melhor postura, o quê devemos e como devemos aprender, quais os riscos estamos correndo e o mais urgente, como não levarmos o nosso país (e o mundo) ao colapso.